Melting Gastronomy Summit – 14 a 16 de novembro – Porto

Melting Gastronomy Summit – 14 a 16 de novembro – Porto

[Fonte: AGAVI] O Porto recebe de 14 a 16 de novembro o Melting Gastronomy Summit, o primeiro congresso internacional de Gastronomia em Portugal, organizado pela AGAVI – Associação Portuguesa para a Promoção da Gastronomia e Vinho, Produtos Regionais e Biodiversidade.

Durante três dias, a Alfândega do Porto vai ser ponto de encontro para conversas abertas, provas, almoços, jantares, exposições, apresentações de negócios e de novas ideias.

O Melting conta com a presença de alguns dos mais relevantes nomes da gastronomia e vinhos, como André Chiang, ex-chef do restaurante Le Jardin des Sens com três estrelas Michelin, Rafael Ansón, presidente honorário da Academia Internacional de Gastronomia, Carlo Petrini, Presidente e Co-Fundador Slow Food International, Mads Kleppe, sommelier chefe do restaurante NOMA em Copenhaga e Jay Rayner, crítico gastronómico no The Guardian. Além de alguns dos mais reconhecidos chefs portugueses como Miguel Rocha Vieira, Vasco Coelho Santos, Manuel Liebaut ou Noélia Jerónimo.

Foi no Sensacionismo de Fernando Pessoa que o Melting encontrou a sua inspiração, usando-o como fio condutor para debater a gastronomia, através dos quatro painéis que integram as Melting Talks.

Evocar Sensações
O painel moderado por Miguel Esteves Cardoso, escritor português apaixonado pela boa mesa, chama a atenção para a importância da simplicidade e do respeito pelas caraterísticas naturais dos produtos.

Expressar Sugestões
Dirigido por Ricardo Dias Felner, jornalista – “O homem que comia tudo” – o segundo painel quer transportar todos os participantes para a realidade da partilha, da influência e das modas à volta da gastronomia, com a crítica, o pão e o vinho como temas centrais.

Consciência
Uma discussão que fica a cargo de Nuno Queiroz Ribeiro – chefe especialista em alimentação saudável – e que procura debater os impactos que as nossas escolhas alimentares têm para a saúde, para os outros e para o planeta.

Construção
Uma conversa liderada por José Diogo Albuquerque, consultor e responsável pelo Agroportal, que anuncia as tendências da alimentação, nutrição e saúde e propõe uma discussão sobre a resposta do setor agrícola aos desafios da gastronomia focando no negócio e apontando o futuro.

Para completar esta experiência única, o Melting apresenta um leque de diversas áreas para os visitantes explorarem: Melting Market, Melting Lab, Melting Business, Melting Art, Melting Movies, Melting Stories. O programa culmina com um grande jantar Melting Dinner, desenhado por grandes Chefs.

→ Programa ←

→ Inscrição ←

Comente este artigo
Anterior COVA DA BEIRA 2020 lança concurso para o co-financiamento de projectos de diversificação de actividades na exploração agrícola
Próximo Açores quer certificação oficial e rótulo facultativo para leite de pastagem

Artigos relacionados

Notícias florestas

Sustainable forestry organisations should lift ban on GM trees, scientists say

[Fonte: European Scientist] A group of leading forest biotechnology scientists from around the world call for the reassessment of all sustainable forestry certification systems and suggest that current policies should be modified to promote forest resilience and sustainability. […]

Internacional

España piensa en las medidas medioambientales de la PAC como respuesta a la sequía

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
El ministro de Agricultura, Pesca y Alimentación en funciones, Luis Planas, ha participado este lunes 15, […]