Impacto da proibição do uso de produtos fitofarmacêuticos, em destaque na feira nacional da agricultura,  no dia 12 de Junho

Impacto da proibição do uso de produtos fitofarmacêuticos, em destaque na feira nacional da agricultura, no dia 12 de Junho

A Anipla e a ECPA, respectivamente, as associações nacional e europeia da indústria para a protecção das plantas, participam este ano na 54.ª edição da Feira Nacional da Agricultura, que acontece entre os próximos dias 10 e 18 de Junho e que tem como mote os “Cereais de Portugal”.

 

As duas associações, Anipla e a ECPA,  irão abordar o tema do impacto económico e social da inibição da aplicação de algumas substâncias activas na protecção da agricultura.

A Anipla distribuirá, entre os visitantes, informação sobre a campanha que está a promover a nível nacional: “Considere os Factos” http://anipla.com/considere-os-factos/ . Com a informação será ainda entregue uma peça de fruta em que lhe falta uma parte, que representa a quantidade da produção deste fruto que estará em risco caso não sejam consideradas soluções sustentáveis para a protecção da produção face a doenças, infestantes e pragas.

A campanha da Anipla, “Considere os Factos”, conta com o apoio de diversas entidades e produtores e está a decorrer em diversas plataformas, online e offline, propondo uma reflexão pública entre o sector agrícola e toda a sociedade civil, procurando responder às preocupações e mal-entendidos sobre o papel da ciência na produção agrícola e promovendo um diálogo aberto sobre o assunto.

Por seu lado, a ECPA será representada pelo Director de Public Affairs, Graeme Taylor, que é convidado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) para falar sobre o impacto nos países do sul da Europa, com a proibição do uso de produtos fitofarmacêuticos. O convite surge no âmbito da Conferência Internacional, “Agricultura Mediterrânica na PAC Pós 2020”, que a CAP promove no dia 12 de Junho, a partir das 10h, no grande auditório do CNEMA.

→Consulte aqui o programa da conferência←

A ECPA é responsável pela campanha “With or Without” que, desde 2016, tem vindo a dinamizar acções de grande impacto junto dos consumidores e do poder político europeu, com o objectivo de trazer mais ciência e dados factuais para as decisões tomadas em torno da agricultura.

Para Graeme Taylor,

“Como indústria, pode-se argumentar que passamos tanto tempo a defendermo-nos de ataques, ou defendendo produtos individuais, que nos esquecemos de contar a história do papel que os produtos químicos e os fitofarmacêuticos desempenham na produção de alimentos e, em seguida, os benefícios que eles trazem para a sociedade. Esta campanha visa preencher essa lacuna”.

 

 

 

 

 

Para António Lopes Dias, Director Executivo da Anipla,

“Os consumidores portugueses são muito sensíveis aos temas da agricultura, porque é uma actividade secular muito enraizada nas nossas tradições. Mas será que conhecem verdadeiramente a realidade da produção nacional e a pesada derrota que culturas como a vinha ou a pera Rocha poderão sofrer se continuarmos a aplicar políticas de extinção das ferramentas de protecção da agricultura? Esta acção vai testar este conhecimento e não vai deixar ninguém indiferente.”

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR:

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

SOBRE A ANIPLA

A Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas (ANIPLA – www.anipla.com) – constituída em 1992, representa as empresas que investigam, desenvolvem, fabricam e comercializam produtos fitofarmacêuticos. Como Associação Empresarial do Sector e no conjunto dos seus associados, a ANIPLA representa cerca de 95% do Mercado Nacional de Produtos Fitofarmacêuticos.

A ANIPLA representa os seus associados, tendo como fim último a promoção, divulgação e apoio à utilização segura e eficaz dos produtos fitofarmacêuticos, seguindo os mais exigentes critérios de segurança para o Homem e Ambiente.

A ANIPLA é membro efectivo e activo da ECPA – European Crop Protection Association (www.ecpa.eu).

Mais informação em www.anipla.pt

 

SOBRE A FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA

Decorre de 10 a 18 de Junho de 2017, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e já vai na 54ª edição (64ª Feira do Ribatejo).

Mais informação em: https://feiranacionalagricultura.pt

Comente este artigo
Anterior Vinhos premiados do Algarve promovem-se em Lisboa
Próximo Açores não tem paragem temporária de pesca por motivos biológicos

Artigos relacionados

Sugeridas

PDR2020: Prazo de candidaturas prorrogado até 23 de junho

Os períodos de apresentação das candidaturas às operações 3.1.1. e 3.2.1. do PDR2020, Investimento na Exploração Agrícola e Jovem Agricultor, foram prorrogados.
Consulte cada operação e o prazo de submissão da candidatura:

Operação 3.2.1 – Investimento na Exploração Agrícola (Jovens Agricultores) – (10º Anúncio), foi prorrogada até 23 de junho de 2017 às 17:00 horas – […]

Comunicados

Earthquakes in Italy: Commission increases support to affected farming communities

Commissioner for Agriculture and Rural Development, Phil Hogan, declared: “In line with what was promised by President Juncker, all of these measures are aimed at providing a practical response to areas which have been devastated by these terrible events and to demonstrate solidarity with those affected. […]

Comunicados

Empresas Portuguesas podem ter os seus produtos à venda em portais chineses

A BUYIN.PT – Comércio Electrónico, S.A., detentora da BuyinPortugal.pt, o e-Marketplace B2B das empresas exportadoras portuguesas, e as empresas YGA (Macau) International Information Technology CO., LTD, e Zhuhai Hengqin Bringbuys Network Technology CO., LTD, assinaram um protocolo de cooperação no passado dia 19 de junho, durante o Fórum Empresarial das Oportunidades de Negócios entre Portugal, […]