Conferência Internacional – Agricultura Mediterrânica na PAC pós 2020 – 12 de Junho 2017 – Santarém

Conferência Internacional – Agricultura Mediterrânica na PAC pós 2020 – 12 de Junho 2017 – Santarém

A Confederação de Agricultores de Portugal – CAP, organiza no dia 12 de Junho a conferência internacional – Agricultura mediterrânica na PAC pós 2020. A conferência terá lugar na Feira Nacional de Santarém , no grande auditório CNEMA, em Santarém.

A produção agrícola varia consideravelmente em toda a região mediterrânica, na qual nos inserimos. Nesta zona do globo, a diversidade é um denominador comum, contribuindo para o crescimento e a criação de emprego, prioridade política fundamental na União Europeia. Os principais setores de produção mediterrânicos requerem uma mão-de-obra intensiva como, por exemplo, o setor das frutas e hortícolas, o qual emprega mais de 20% da mão-de-obra agrícola total.

A agricultura mediterrânica tem algumas características especiais que devem ser tidas em conta no âmbito de um debate mais amplo sobre a futura PAC:

  • A sua grande contribuição para a força de trabalho;
  • Um setor agroalimentar que gere um valor acrescentado significativo (20% do valor acrescentado), e a grande diversidade de produtos – a região possui a maioria das indicações geográficas da EU;
  • A sua grande contribuição para o sequestro de carbono, captura e armazenamento de nitrogénio;
  •  A sua forte contribuição para as exportações internacionais de produtos agroalimentares da União Europeia.

Esta conferência internacional vai debater a importância dos países do sul da Europa na nova PAC, e conta com intervenções dos presidentes das principais organizações de agricultores desta região, assim como da organização de cúpula da agricultura Europeia, o Copa. O evento conta ainda com a contribuição da Comissão Europeia sobre o futuro da PAC, e inclui um debate sobre a proibição de alguns produtos fitofarmacêuticos e o seu impacto nas culturas do sul da Europa.

 

→Consulte o programa da conferência aqui←

→Inscrições (fechadas)←

Encontram-se, a seguir, as apresentações disponibilizadas pelos oradores que o convidamos a consultar:

→ APRESENTAÇÃO ECPA  – AGRICULTURA MEDITERRANICA (aqui)←

→ APRESENTAÇÃO COMISSÂO EUROPEIA –  FLAVIO COTURNI (aqui)←

Fotografias da conferência internacional:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Clique nas imagens para ver em tamanho original)

Comente este artigo
Anterior Nouvelles technologies Karnott, le boîtier connecté prend de la vitesse
Próximo O Impacto dos Pagamentos ligados na PAC - 13 de Junho 2017 - Santarém

Artigos relacionados

Eventos

SolidarISA: Apanha de Couves- 16 de Maio 2017 – Lisboa

No próximo dia 16 de Maio, já amanhã, o SolidarISA volta à atividade!
Onde e quando?
A apanha de couves vai decorrer na Terra Grande , no Instituto Superior de Agronomia, das 14h:00 às 20h:00. No final do dia, as couves serão entregues ao Banco Alimentar. […]

Eventos

Colóquio- A competitividade do amendoal e do olival – 21 de Fevereiro 2017- Elvas

No próximo dia 21 de fevereiro de 2017, no Auditório do INIAV, em Elvas, irá realizar-se o Colóquio “A competitividade do amendoal e do olival”.
 A CERSUL, a ALENTEJANICES COM TOMATE, Agrupamento de Produtores de Tomate, a AZEITONICES, Agrupamento de Produtores de Azeite, a AORE, a TODOLIVO e a CONSULAI organizaram um ciclo de 3 eventos (colóquio, […]

Sugeridas

Seminário “Um terroir de futuro – Como gerir o património vitícola da RDD” – 15 Dezembro – Peso da Régua

A Casa do Douro/Federação Renovação do Douro promove o seminário intitulado “Um Terroir de futuro – Como gerir o património vitícola da RDD”.
Na génese deste encontro está a necessidade premente de olhar a Região Demarcada do Douro numa perspetiva dinâmica e, simultaneamente, global, tendo em conta as diversas componentes que a integram, […]