Conferência Internacional – Agricultura Mediterrânica na PAC pós 2020 – 12 de Junho 2017 – Santarém

Conferência Internacional – Agricultura Mediterrânica na PAC pós 2020 – 12 de Junho 2017 – Santarém

A Confederação de Agricultores de Portugal – CAP, organiza no dia 12 de Junho a conferência internacional – Agricultura mediterrânica na PAC pós 2020. A conferência terá lugar na Feira Nacional de Santarém , no grande auditório CNEMA, em Santarém.

A produção agrícola varia consideravelmente em toda a região mediterrânica, na qual nos inserimos. Nesta zona do globo, a diversidade é um denominador comum, contribuindo para o crescimento e a criação de emprego, prioridade política fundamental na União Europeia. Os principais setores de produção mediterrânicos requerem uma mão-de-obra intensiva como, por exemplo, o setor das frutas e hortícolas, o qual emprega mais de 20% da mão-de-obra agrícola total.

A agricultura mediterrânica tem algumas características especiais que devem ser tidas em conta no âmbito de um debate mais amplo sobre a futura PAC:

  • A sua grande contribuição para a força de trabalho;
  • Um setor agroalimentar que gere um valor acrescentado significativo (20% do valor acrescentado), e a grande diversidade de produtos – a região possui a maioria das indicações geográficas da EU;
  • A sua grande contribuição para o sequestro de carbono, captura e armazenamento de nitrogénio;
  •  A sua forte contribuição para as exportações internacionais de produtos agroalimentares da União Europeia.

Esta conferência internacional vai debater a importância dos países do sul da Europa na nova PAC, e conta com intervenções dos presidentes das principais organizações de agricultores desta região, assim como da organização de cúpula da agricultura Europeia, o Copa. O evento conta ainda com a contribuição da Comissão Europeia sobre o futuro da PAC, e inclui um debate sobre a proibição de alguns produtos fitofarmacêuticos e o seu impacto nas culturas do sul da Europa.

 

→Consulte o programa da conferência aqui←

→Inscrições (fechadas)←

Encontram-se, a seguir, as apresentações disponibilizadas pelos oradores que o convidamos a consultar:

→ APRESENTAÇÃO ECPA  – AGRICULTURA MEDITERRANICA (aqui)←

→ APRESENTAÇÃO COMISSÂO EUROPEIA –  FLAVIO COTURNI (aqui)←

Fotografias da conferência internacional:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Clique nas imagens para ver em tamanho original)

Comente este artigo
Anterior Nouvelles technologies Karnott, le boîtier connecté prend de la vitesse
Próximo O Impacto dos Pagamentos ligados na PAC - 13 de Junho 2017 - Santarém

Artigos relacionados

Eventos

APH debate intensificação e sustentabilidade nas Cadeias de Valor Hortícolas

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e a Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas (SECH) realizam o VIII Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, no recém-inaugurado Centro de Congressos de Coimbra, localizado no Convento de São Francisco, de 6 a 9 de Junho de 2017.
Este congresso reúne a cada 4 anos a comunidade científica e técnica luso-espanhola que trabalha em fruta, […]

Eventos

Acção de sensibilização: Acidentes com tractores e máquinas agrícolas – 28 de Junho 2017 – Valpaços

O Município de Valpaços em conjunto com a Autoridade para as Condições do Trabalho, a GNR e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte vai  efectuar uma acção de sensibilização no dia 28 de junho,sobre  o elevado número de ocorrências de acidentes com tratores. […]

Eventos

XXII Reunião Bienal da Real Sociedad Española de História Natural: Os mapas da Natureza – 6 de Setembro de 2017 – Coimbra

“Os mapas da Natureza” é o tema principal da XXII Reunião Bienal da Real Sociedad Española de Historia Natural (RSEHN), que tem início amanhã, 6 de setembro, em Coimbra.

Por que é que nos fascinam tanto espécies como o lobo ou o lince? Que sabemos sobre a sua presença e perigo de extinção, […]