Estudantes de Castelo Branco criam horta móvel e solidária

Estudantes de Castelo Branco criam horta móvel e solidária

Alunos da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco criaram uma horta itinerante com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a produção, consumo e benefícios da agricultura biológica e da dieta mediterrânica. Em comunicado, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) explica que esta iniciativa tem também uma vertente demonstrativa e pedagógica de sensibilização da comunidade académica para a produção e o consumo de produtos hortícolas.

“Trata-se de uma horta demonstrativa dos nomes e ciclos das plantas, e que também irá ser cuidada por todos os alunos. Os produtos obtidos ao longo do ano serão utilizados em sopas para alunos com dificuldades financeiras ou doados em cabazes destinados a instituições de solidariedade social da região”, lê-se na nota.

IPCB

O projecto foi desenvolvido na unidade curricular de Horticultura pelos alunos do terceiro ano da licenciatura em Agronomia da ESA que, divididos em quatro grupos, criaram três protótipos de escala reduzida apresentados em aula, sendo posteriormente escolhido o modelo mais viável e em cuja execução todos participaram.

Para o efeito, os alunos reciclaram e reutilizaram materiais como pedaços e estruturas de ferro ou madeira proveniente de paletes, sendo que o resultado final é um carrinho de aspecto rústico, semelhante aos canteiros das hortas-jardim cada vez mais comuns nas varandas e terraços das habitações urbanas.

Graças às rodas com que está equipado, este pode ser facilmente deslocado, resguardando-se assim de condições climatéricas adversas.

Continue a ler este artigo no Público.

Comente este artigo
Anterior COAPE promove bolsa de terras: 28 hectares de terreno disponíveis
Próximo Fitossanidade: regras rigorosas para uma melhor proteção contra pragas

Artigos relacionados

Últimas

Pandemia valoriza preço dos alimentos e impulsiona exportações do Brasil

Setores do agronegócio do Brasil têm beneficiado com a alta nos preços das exportações, que dispararam no meio da pandemia devido à forte desvalorização da moeda local e do aumento da […]

Últimas

Operação Internacional da Europol apreende 71 toneladas de Fitofármacos ilegais em Portugal

Considerada a maior apreensão desde que há registo na Europol, Serviço Europeu de Polícia, a edição de 2019 da Operação Silver Axe, […]

Últimas

Live-Stream Agroglobal: Vinho: Regresso ao Futuro

Bernardo Gouvêa, Presidente do Instituto do Vinho e da Vinho, foi o convidado do mais recente webinar da Abreu Advogados dedicado ao sector do vinho, realizado ontem 10 de Setembro. […]