Estudantes de Castelo Branco criam horta móvel e solidária

Estudantes de Castelo Branco criam horta móvel e solidária

Alunos da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco criaram uma horta itinerante com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a produção, consumo e benefícios da agricultura biológica e da dieta mediterrânica. Em comunicado, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) explica que esta iniciativa tem também uma vertente demonstrativa e pedagógica de sensibilização da comunidade académica para a produção e o consumo de produtos hortícolas.

“Trata-se de uma horta demonstrativa dos nomes e ciclos das plantas, e que também irá ser cuidada por todos os alunos. Os produtos obtidos ao longo do ano serão utilizados em sopas para alunos com dificuldades financeiras ou doados em cabazes destinados a instituições de solidariedade social da região”, lê-se na nota.

IPCB

O projecto foi desenvolvido na unidade curricular de Horticultura pelos alunos do terceiro ano da licenciatura em Agronomia da ESA que, divididos em quatro grupos, criaram três protótipos de escala reduzida apresentados em aula, sendo posteriormente escolhido o modelo mais viável e em cuja execução todos participaram.

Para o efeito, os alunos reciclaram e reutilizaram materiais como pedaços e estruturas de ferro ou madeira proveniente de paletes, sendo que o resultado final é um carrinho de aspecto rústico, semelhante aos canteiros das hortas-jardim cada vez mais comuns nas varandas e terraços das habitações urbanas.

Graças às rodas com que está equipado, este pode ser facilmente deslocado, resguardando-se assim de condições climatéricas adversas.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Público.

Anterior COAPE promove bolsa de terras: 28 hectares de terreno disponíveis
Próximo Fitossanidade: regras rigorosas para uma melhor proteção contra pragas

Artigos relacionados

Últimas

O ambiente e a “venda de licença” – Henrique Pereira dos Santos

Ao separar a avaliação dos impactos do projecto, a concessão de licença e as medidas compensatórias, o que se pretende é que não se aprovem projectos com impactos ambientais negativos. […]

Nacional

Presença conjunta da Portugal Fresh na Fruit Logistica com 500 m2

Na edição de 2019 da Fruit Logistica, a Portugal Fresh – Associação para a Promoção dos Legumes, Frutas e Flores de Portugal vai promover, […]

Últimas

Paulo Rangel: “Estas europeias têm uma relevância que outras não tiveram”

A reforma da zona Euro, o Brexit e a crise das migrações dão às próximas eleições europeias “uma relevância” que outras no passado não tiveram, […]