Conceitus Winery Restaurant: um segredo bem guardado no Douro

Conceitus Winery Restaurant: um segredo bem guardado no Douro

[Fonte: Gazeta Rural]

O restaurante da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo é uma verdadeira montra da diversidade de produtos e sabores da região duriense, onde o ingrediente principal é mesmo o vinho. 

Aberto desde 2012, o Conceitus Winery Restaurant, em funcionamento todos os dias do ano, afirma-se como um projeto pioneiro no Douro. Desenhado por Luisa Amorim, gestora do projeto, é inspirado nos melhores “restaurantes de adega” de algumas das principais regiões vitivinícolas do mundo, como Napa Valley, na Califórnia, ou Stellenbosch, na África do Sul.

O profundo respeito pela origem é uma das palavras de ordem na cozinha do Conceitus Winery Restaurant, que tem como principal missão celebrar a arte de (bem) viver em Portugal, através de sugestões gastronómicas autênticas, saborosas e texturadas que cultivam a diversidade da mãe natureza no prato. A dedicação à região já lhe valeu o título de “melhor restaurante do Douro” pelo Finantial Times, bem como vários elogios da influente Condé Nast Traveller, em particular pela sua “comida excecional”.

Nos bastidores está o Chefe André Carvalho, maestro de uma equipa altamente profissional que todos os dias celebra a paixão pela terra. Guardião de uma firme herança duriense e assumido promotor da diversidade cultural da região, o jovem cozinheiro está a reescrever a paisagem culinária do Vale do Douro, numa sintonia perfeita com o enólogo Jorge Alves. São eles que, num verdadeiro dueto de talento, desenham o menu de cada estação, onde cada prato é confecionado de forma franca e em plena harmonia com os vinhos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

Sempre privilegiando a diversidade de produtos frescos da época, provenientes de produtores e agricultores locais, o Conceitus Winery Restaurant apresenta novidades ao disponibilizar abordagens distintas aos visitantes: dois menus de degustação (que contemplam 3 ou 5 momentos), para quem pretende ser conduzido por uma viagem multissensorial, e uma opção de menu “à la carte”, para quem prefere deliciar-se com as suas próprias escolhas. Qualquer que seja a opção, poderá ser acompanhada pelos vinhos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, estrelas da carta, abrindo-se, contudo, a possibilidade de serem levados vinhos de outras Quintas vizinhas para que os visitantes possam celebrar a diversidade da região. Não é cobrada nenhuma taxa de rolha.

Tudo isto para ser feito sem pressas. No Conceitus Winery Restaurant privilegia-se um serviço delicado e bem discreto, permitindo a cada visitante que seja o autor da sua própria experiência. Para Luisa Amorim, impulsionadora do projeto, “aqui acreditamos que o sorriso acolhedor de uma equipa altamente profissional é o melhor serviço que podemos prestar aos nossos clientes e, por isso, dispensamos um serviço demasiado formal e muitas vezes descaracterizado. Queremos que todos os que nos visitam se sintam em casa e desfrutem de uma experiência única e memorável no Douro. Tem sido assim, todos os dias, desde 2012”.

Para facilitar o acesso ao Conceitus Winery Restaurant, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo disponibiliza um serviço exclusivo de transfer desde a estação ferroviária do Ferrão (para quem chega à região de comboio) ou o serviço de táxi fluvial, a partir do cais do Ferrão, disponibilizando também o seu wine boat para navegar no Douro. Para tal, basta apenas uma reserva antecipada.

Entre os meses de maio e setembro o serviço estende-se ao privilegiado terraço, detentor de uma vista ímpar sobre as vinhas e o rio Douro. Os apaixonados por vinho podem ainda desfrutar de uma visita à adega ou ao Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim, bem como de experiências únicas como ser “Enólogo por um dia”.

Comente este artigo

O artigo Conceitus Winery Restaurant: um segredo bem guardado no Douro foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Los agricultores franceses reclaman medidas excepcionales para afrontar la sequía
Próximo Óleo de palma no gasóleo quintuplica em 2018

Artigos relacionados

Cotações ES

Se anima la actividad en vacuno pero sin repercutir en los precios

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Semana sin cambios en el mercado de las canales de vacuno pese a que después de los festivos de las últimas semanas, los sacrificios han aumentado y por tanto la actividad en este mercado.
Y los precios repitieron ya que no se han podido beneficiar del inicio de mes, […]

Nacional

Nova Açores é a marca que mais ganha quota de mercado no 1.º trimestre de 2019

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Nova Açores da Unileite é a marca com o maior crescimento de quota de mercado em volume e em valor, tendo apresentado um crescimento de 37% e 32% (segundo os dados do Nielsen — Retail Panel Total Ina+Lidl wk 12 2019), […]

Últimas

Opinião: O mundo maravilhoso do eucalipto

 

João Vaz

Assisti recentemente a uma palestra na Figueira da Foz sobre a “Floresta, incêndios, mitos e equívocos”. A longa apresentação defendeu os “incontestáveis” benefícios da “floresta do eucalipto”, recorrendo a muitos números e gráficos. Só faltou dizer que o “eucalipto não arde em Portugal”, […]