Conceitus Winery Restaurant: um segredo bem guardado no Douro

Conceitus Winery Restaurant: um segredo bem guardado no Douro

O restaurante da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo é uma verdadeira montra da diversidade de produtos e sabores da região duriense, onde o ingrediente principal é mesmo o vinho. 

Aberto desde 2012, o Conceitus Winery Restaurant, em funcionamento todos os dias do ano, afirma-se como um projeto pioneiro no Douro. Desenhado por Luisa Amorim, gestora do projeto, é inspirado nos melhores “restaurantes de adega” de algumas das principais regiões vitivinícolas do mundo, como Napa Valley, na Califórnia, ou Stellenbosch, na África do Sul.

O profundo respeito pela origem é uma das palavras de ordem na cozinha do Conceitus Winery Restaurant, que tem como principal missão celebrar a arte de (bem) viver em Portugal, através de sugestões gastronómicas autênticas, saborosas e texturadas que cultivam a diversidade da mãe natureza no prato. A dedicação à região já lhe valeu o título de “melhor restaurante do Douro” pelo Finantial Times, bem como vários elogios da influente Condé Nast Traveller, em particular pela sua “comida excecional”.

Nos bastidores está o Chefe André Carvalho, maestro de uma equipa altamente profissional que todos os dias celebra a paixão pela terra. Guardião de uma firme herança duriense e assumido promotor da diversidade cultural da região, o jovem cozinheiro está a reescrever a paisagem culinária do Vale do Douro, numa sintonia perfeita com o enólogo Jorge Alves. São eles que, num verdadeiro dueto de talento, desenham o menu de cada estação, onde cada prato é confecionado de forma franca e em plena harmonia com os vinhos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

Sempre privilegiando a diversidade de produtos frescos da época, provenientes de produtores e agricultores locais, o Conceitus Winery Restaurant apresenta novidades ao disponibilizar abordagens distintas aos visitantes: dois menus de degustação (que contemplam 3 ou 5 momentos), para quem pretende ser conduzido por uma viagem multissensorial, e uma opção de menu “à la carte”, para quem prefere deliciar-se com as suas próprias escolhas. Qualquer que seja a opção, poderá ser acompanhada pelos vinhos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, estrelas da carta, abrindo-se, contudo, a possibilidade de serem levados vinhos de outras Quintas vizinhas para que os visitantes possam celebrar a diversidade da região. Não é cobrada nenhuma taxa de rolha.

Tudo isto para ser feito sem pressas. No Conceitus Winery Restaurant privilegia-se um serviço delicado e bem discreto, permitindo a cada visitante que seja o autor da sua própria experiência. Para Luisa Amorim, impulsionadora do projeto, “aqui acreditamos que o sorriso acolhedor de uma equipa altamente profissional é o melhor serviço que podemos prestar aos nossos clientes e, por isso, dispensamos um serviço demasiado formal e muitas vezes descaracterizado. Queremos que todos os que nos visitam se sintam em casa e desfrutem de uma experiência única e memorável no Douro. Tem sido assim, todos os dias, desde 2012”.

Para facilitar o acesso ao Conceitus Winery Restaurant, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo disponibiliza um serviço exclusivo de transfer desde a estação ferroviária do Ferrão (para quem chega à região de comboio) ou o serviço de táxi fluvial, a partir do cais do Ferrão, disponibilizando também o seu wine boat para navegar no Douro. Para tal, basta apenas uma reserva antecipada.

Entre os meses de maio e setembro o serviço estende-se ao privilegiado terraço, detentor de uma vista ímpar sobre as vinhas e o rio Douro. Os apaixonados por vinho podem ainda desfrutar de uma visita à adega ou ao Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim, bem como de experiências únicas como ser “Enólogo por um dia”.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior CDS-PP critica acusações "injustas e inoportunas" do MAI ao autarca de Mação
Próximo Frutórbel – Frutas inicia construção no MARL de nova plataforma logística

Artigos relacionados

Últimas

Pandemia teve um impacto de 180 milhões de euros no setor das plantas e flores

O setor de plantas e flores em Portugal está “muito fragilizado” devido ao impacto da pandemia de covid-19, estimando-se em 180 milhões de euros os […]

Nacional

Arcos de Valdevez recebe I Congresso Internacional para a Revitalização do Mundo Rural

O Município de Arcos de Valdevez recebe, de 10 a 12 de Outubro, na Casa das Artes, o congresso final do RevitAgri-PNPG (Parque Nacional da Peneda-Gerês), […]

Últimas

FCT abre concurso para projetos IC&DT no Parque Natural de Montesinho

No âmbito dos Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico para a promoção de atividades de I&D de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar a realizar na região do Parque Natural do Montesinho, […]