Valorfito renova licença e alarga âmbito de atuação

Valorfito renova licença e alarga âmbito de atuação

O Valorfito, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, viu renovada a licença em vigor e passa a integrar a gestão dos resíduos das embalagens dos biocidas de controlo de animais prejudiciais e de proteção da madeira, assim como as embalagens de sementes destinadas a utilização profissional.

O Despacho, emitido pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, foi emitido no passado dia 28 de julho, e vigora já a partir do dia 1 de janeiro de 2018.

Para o Director Geral da VALORFITO, António Lopes Dias,

Estamos muito satisfeitos com a renovação da licença e a integração da gestão de novos resíduos no sistema. Este é um sinal claro de reconhecimento pelo bom trabalho desempenhado nos 11 anos de vida do sistema, mas também um desafio ao sector agrícola português que tem vindo, nos últimos anos, a desempenhar um papel fundamental para a integração das boas práticas ambientais”, reconhece o responsável.

Recorde-se quem em março deste ano foram apresentados os resultados da actividade de 2016 do sistema, com o registo da manutenção de uma tendência de crescimento, tendo sido registada a retoma de 53% das embalagens e o aumento dos pontos de retoma activos no nosso país.

Na perspetiva de António Lopes Dias, “Apesar de uma evolução positiva do Sistema, Portugal tem ainda um caminho por fazer”. Para o responsável do Valorfito Continuamos a ser dos poucos países da UE sem um sistema que integre todos os resíduos produzidos pela atividade agrícola, como são, por exemplos, as embalagens de adubos e fertilizantes, ou as tubagens da rega e os plásticos”.

O despacho define as novas valências, reconhecendo, o papel fundamental do fluxo das embalagens e resíduos de embalagens para a correta aplicação das medidas e ações preventivas previstas no Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos.

Comente este artigo
Anterior 1% do pistacho produzido no mundo tem origem espanhola
Próximo Seca antecipa fecho da campanha de rega no perímetro do Caia, no Alentejo

Artigos relacionados

Nacional

Vales de indemnizações aos agricultores são emitidos a 10 de Janeiro

[Fonte: ffl revista]
Os mais de 13 mil agricultores afectados pelos incêndios e que não têm conta bancária deverão receber os apoios financeiros do Estado a partir do dia 10 de Janeiro, segundo uma nota dos CTT.

Nesse documento, os CTT informam que «os vales postais contendo as indemnizações para os agricultores afectados pelos incêndios têm a data de emissão da próxima quarta-feira, […]

Sugeridas

Produtores de gado têm novas regras de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo

[Fonte: Agricultura e Mar]
O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas informa que há um novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo.
Assim, se é proprietário ou criador de gado é importante saber que, desde dia 1 de Janeiro de 2018, […]

Sugeridas

TOP3 – Atelier de Inovação da Produção Animal

Conheça o TOP3 dos projectos elegidos pelos participantes no Atelier de Inovação da Produção Animal, no dia 18 de Julho:
→CFD4CHEESE←
→Imunocastração em porco alentejano←
→Valrumeat←

Consulte mais informação sobre o atelier da produção animal aqui.
Sobre Ateliers de Inovação:
Os 4 ateliers de inovação foram concluídos, […]