Valorfito renova licença e alarga âmbito de atuação

Valorfito renova licença e alarga âmbito de atuação

O Valorfito, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, viu renovada a licença em vigor e passa a integrar a gestão dos resíduos das embalagens dos biocidas de controlo de animais prejudiciais e de proteção da madeira, assim como as embalagens de sementes destinadas a utilização profissional.

O Despacho, emitido pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, foi emitido no passado dia 28 de julho, e vigora já a partir do dia 1 de janeiro de 2018.

Para o Director Geral da VALORFITO, António Lopes Dias,

Estamos muito satisfeitos com a renovação da licença e a integração da gestão de novos resíduos no sistema. Este é um sinal claro de reconhecimento pelo bom trabalho desempenhado nos 11 anos de vida do sistema, mas também um desafio ao sector agrícola português que tem vindo, nos últimos anos, a desempenhar um papel fundamental para a integração das boas práticas ambientais”, reconhece o responsável.

Recorde-se quem em março deste ano foram apresentados os resultados da actividade de 2016 do sistema, com o registo da manutenção de uma tendência de crescimento, tendo sido registada a retoma de 53% das embalagens e o aumento dos pontos de retoma activos no nosso país.

Na perspetiva de António Lopes Dias, “Apesar de uma evolução positiva do Sistema, Portugal tem ainda um caminho por fazer”. Para o responsável do Valorfito Continuamos a ser dos poucos países da UE sem um sistema que integre todos os resíduos produzidos pela atividade agrícola, como são, por exemplos, as embalagens de adubos e fertilizantes, ou as tubagens da rega e os plásticos”.

O despacho define as novas valências, reconhecendo, o papel fundamental do fluxo das embalagens e resíduos de embalagens para a correta aplicação das medidas e ações preventivas previstas no Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos.

Comente este artigo
Anterior 1% do pistacho produzido no mundo tem origem espanhola
Próximo Seca antecipa fecho da campanha de rega no perímetro do Caia, no Alentejo

Artigos relacionados

Sugeridas

Candidaturas a apoio à promoção de vinhos em mercados terceiros abertas até 31 de Julho

[Fonte: Agricultura e Mar]
O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa que estão abertas as candidaturas ao apoio à promoção de vinhos em países terceiros, ou seja, fora da União Europeia, a até 31 de Julho de 2017.
Este apoio realiza-se ao abrigo da medida de Apoio à Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros (OCM 2014-2018), […]

Noticias Inovação

XI Congreso Internacional de Bioenergía

El sector energético deberá satisfacer una demanda de energía en aumento al tiempo que reduce sus emisiones de gases de efecto invernadero.

La undécima edición del congreso internacional de bioenergía, organizado por avebiom, mira hacia el futuro bajo el lema “bioenergía 4.0: retos y oportunidades.
El sector energético deberá satisfacer, […]

Noticias PAC pos 2020

Cambios en la PAC: Cofinanciación, fin de derechos históricos, cambio en las ayudas y contratos con productores

[Fonte: Agro Informacion]
Aún falta mucho para que oficialmente se inicie el proceso de negociación de la reforma de la PAC, pero desde la Comisión Europea se empiezan a dejar caer varias propuestas y cambios en la PAC que podrían afectar muy negativamente a la agricultura española, […]