Valorfito renova licença e alarga âmbito de atuação

Valorfito renova licença e alarga âmbito de atuação

O Valorfito, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, viu renovada a licença em vigor e passa a integrar a gestão dos resíduos das embalagens dos biocidas de controlo de animais prejudiciais e de proteção da madeira, assim como as embalagens de sementes destinadas a utilização profissional.

O Despacho, emitido pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, foi emitido no passado dia 28 de julho, e vigora já a partir do dia 1 de janeiro de 2018.

Para o Director Geral da VALORFITO, António Lopes Dias,

Estamos muito satisfeitos com a renovação da licença e a integração da gestão de novos resíduos no sistema. Este é um sinal claro de reconhecimento pelo bom trabalho desempenhado nos 11 anos de vida do sistema, mas também um desafio ao sector agrícola português que tem vindo, nos últimos anos, a desempenhar um papel fundamental para a integração das boas práticas ambientais”, reconhece o responsável.

Recorde-se quem em março deste ano foram apresentados os resultados da actividade de 2016 do sistema, com o registo da manutenção de uma tendência de crescimento, tendo sido registada a retoma de 53% das embalagens e o aumento dos pontos de retoma activos no nosso país.

Na perspetiva de António Lopes Dias, “Apesar de uma evolução positiva do Sistema, Portugal tem ainda um caminho por fazer”. Para o responsável do Valorfito Continuamos a ser dos poucos países da UE sem um sistema que integre todos os resíduos produzidos pela atividade agrícola, como são, por exemplos, as embalagens de adubos e fertilizantes, ou as tubagens da rega e os plásticos”.

O despacho define as novas valências, reconhecendo, o papel fundamental do fluxo das embalagens e resíduos de embalagens para a correta aplicação das medidas e ações preventivas previstas no Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos.

Comente este artigo
Anterior 1% do pistacho produzido no mundo tem origem espanhola
Próximo Seca antecipa fecho da campanha de rega no perímetro do Caia, no Alentejo

Artigos relacionados

Nacional

ACOS faz leilão de bovinos a 11 de Maio, no recinto da Ovibeja

[Fonte: Agricultura e Mar]
A ACOS – Associação de Agricultores do Sul vai realizar, no dia 11 de Maio 2017, pelas 10 horas, o 4º Leilão de Bovinos de 2017. O leilão decorrerá no Pavilhão da Pecuária, no recinto da Ovibeja.
As fichas de inscrição estão já disponíveis na sede da ACOS ou aqui, […]

Nacional

Comissão Europeia quer autorizar glifosato por mais 10 anos

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Comissão Europeia propõe a renovação por 10 anos da autorização da substância herbicida glifosato. O texto final desta proposta será novamente submetida à votação pelos Estados-membros. A decisão foi tomada no passado dia 16 de Maio e vai permitir a comercialização de umas das substâncias activas mais vendidas no Mundo e mais polémicas dos últimos anos, […]

Comunicados

Crédito Agrícola ao lado do sector empresarial

O Crédito Agrícola lança uma nova campanha dirigida às empresas, da qual fazem parte um conjunto de soluções de financiamento, protecção e serviços especializados.
Nas soluções de crédito destacam-se as bonificações nas linhas de curto e médio/longo prazo e ainda as condições especiais promovidas no leasing, […]