Estas 5 culturas são rentáveis. Veja como produzi-las!

Estas 5 culturas são rentáveis. Veja como produzi-las!

[Fonte: Vida Rural]

Está à procura de uma nova cultura para rentabilizar o espaço que tem disponível? Existem algumas culturas de nicho que surpreendentemente são rentáveis e podem ser uma boa opção para pequenos produtores, de acordo com a Modern Farmer.

Açafrão

Com um preço a variar entre os 5000 e os 10 mil dólares por meio quilo, o açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo, sobretudo pelo facto de ser composta por pequenos filamentos. De acordo com a Modern Farmer, para produzir cerca de meio quilo desta especiaria são necessárias cerca de 50 mil flores. Contudo, produzir tantas flores requer pouco mais do que um hectare de terreno. Diz quem sabe que esta é uma cultura que se dá melhor em regiões com invernos amenos e secos.

Ginseng

Outra das culturas consideradas das mais rentáveis é a raiz selvagem de ginseng, uma erva medicinal encontrada em florestas e que é vendida a preços exorbitantes em todo o mundo. Pelo facto de se estar a tornar cada vez mais rara, a raiz selvagem de ginseng pode ser uma cultura atrativa para quem quer ganhar dinheiro, já que cerca de meio quilo pode custar cerca de 700 dólares.

Lavanda

Esta é também uma das culturas mais atrativas, sobretudo pela sua utilização comercial, uma vez que pode dar origem a centenas de outros produtos, como loções, óleos essenciais e até produtos alimentares. Um dos aspetos que tornam esta cultura tão atrativa prende-se com o facto de ser uma planta que pode ser produzida em quase qualquer clima, exigindo apenas um terreno bem drenado e recurso a rega em climas secos, e para a qual não são necessários praticamente nenhuns fertilizantes.

Bagas de goji

Este super fruto continua a ser produzido sobretudo na China, mas por cá já há quem faça experiências bem-sucedidas. De acordo com a Modern Farmer, um quarto de hectare pode trazer uma rentabilidade de quase 3000 quilos do fruto em fresco, o que faz desta uma das culturas mais rentáveis.

Bambu

O bambu tem utilidade para as mais diversas indústrias: desde a produção de mobiliário à cozinha chinesa. De acordo com a publicação, esta cultura pode ser interessante, sobretudo, para vender em viveiros de plantas. Se está a pensar investir nesta cultura, identifique as espécies que crescem melhor e as mais procuradas pelos consumidores.

Comente este artigo

O artigo Estas 5 culturas são rentáveis. Veja como produzi-las! foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Un estudio científico demuestra la relación entre las plagas de topillos y la enfermedad de la tularemia
Próximo Coutadas e conflitos de interesse

Artigos relacionados

Últimas

Ministra quer penalizar SIRESP por falhas em Pedrógão Grande

[Fonte: Rádio Renascença]

Veja também:

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, anunciou esta quarta-feira que vão ser accionados os mecanismos para penalizar o sistema de comunicações de emergência SIRESP por falhas no incêndio de Pedrógão Grande, que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos. […]

Nacional

Crédito Agrícola assina protocolo com Lusiaves para aumento da produção de milho

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Grupo Crédito Agrícola e o Grupo Lusiaves assinaram esta manhã, 9 de Agosto,na sede da Caixa Central em Lisboa, um protocolo que visa apoiar o projecto “Lusiterra”, tendo em vista o aumento da área e da produção de milho. […]

Nacional

Xylella fastidiosa: plantas provenientes das ilhas Baleares proibidas em Portugal

[Fonte: Agricultura e Mar]
A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, depois da identificação de novos focos de Xylella fastidiosa em Espanha, nas ilhas Baleares, emitiu o Ofício Circular n.º 04/2017, no qual alerta que “é proibido ser portador de plantas de qualquer espécie susceptível proveniente das ilhas Baleares”. […]