A União Europeia anunciou hoje uma contribuição de 20 milhões de euros para o Fundo Amazónia e garantiu apoiar a iniciativa presidência brasileira do G20 sobre a criação de uma aliança global contra a fome.
“Estou muito orgulhosa de afirmar o compromisso da União Europeia para com a preservação e desenvolvimento sustentável da Amazónia”, afirmou Jutta Urpilainen, após a cerimónia de assinatura de compromisso, realizado num hotel da cidade brasileira do Rio de Janeiro, à margem das reuniões do G20.
A Amazónia, definiu a responsável europeia, “é um tesouro natural indispensável para a biodiversidade do planeta”.
Em 2023, o Governo brasileiro assinou contratos com o Reino Unido, a Alemanha, a Suíça e Estados Unidos no valor de 726 milhões de reais (135 milhões de euros), depois de as doações terem sido congeladas durante o mandato de quatro anos de Jair Bolsonaro (2019-2022)
Por outro lado, o Governo está a negociar a entrada de mais 3,1 mil milhões de reais (580 milhões de euros) já anunciados por cinco doadores, entre os quais os hoje anunciados pela União Europeia.
Segundo Jutta Urpilainen, a doação hoje anunciada vai “possibilitar a ação na luta contra a desflorestação” na região.
Ainda na mesma ocasião, a comissária europeia anunciou o apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será anunciada na quarta-feira, durante o G20, e liderada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na qual as autoridades brasileiras querem recolher o máximo de apoio possível.
“O Brasil pode contar com a União Europeia para ajudar a tornar essa prioridade uma realidade”, disse.
A Aliança vai ser lançada numa reunião que contará com a presença de ministros de vários países, entre os quais o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel.
Jutta Urpilainen estará no Rio de Janeiro entre hoje e quarta-feira a 24 de julho, para chefiar a delegação da União Europeia nas reuniões ministeriais do G20 sobre Desenvolvimento e da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Hoje, a Comissária também abriu, também no Rio de Janeiro, o IV Fórum União Europeia – Brasil: Políticas e economias nas transições verde e digital para um desenvolvimento justo e inclusivo, num evento que serve de plataforma para que autoridades e empresas explorem oportunidades, desafios e desenvolvam estratégias.