A Comissão Europeia vai destinar 132 milhões de euros em 2025 para promoção de produtos agroalimentares da União Europeia (UE) nos mercados interno e externo, abrindo em 22 de janeiro o prazo para apresentação de propostas.
Segundo informação hoje divulgada pelo executivo comunitário, os montantes disponíveis para os programas a selecionar em 2025 são de 63,4 milhões de euros para a promoção em países terceiros e 58,6 milhões no mercado interno, em cofinanciamento, estando prevista para 22 de janeiro a abertura da apresentação de propostas, divididas em dois convites: um para os chamados programas simples, com uma ou mais organizações do mesmo país da UE e outro para programas multi, com, pelo menos, duas organizações de um mínimo de dois Estados-membros, ou de uma ou mais organizações a nível europeu.
Bruxelas reserva também um montante de dez milhões de euros para convites adicionais ou para responder a perturbações nos mercados.
O programa de trabalho para 2025 identifica as regiões e os países com elevado potencial de crescimento fora da UE como principais mercados-alvo de promoção, incluindo a China, o Japão, a Coreia do Sul, Singapura e a América do Norte.
O Reino Unido continua a ser um dos principais mercados de exportação de produtos agroalimentares da UE, absorvendo mais de 20% das exportações agroalimentares do bloco.
Para a promoção em outros Estados-membros, é atribuído orçamento de 28,8 milhões de euros a programas destinados a aumentar a sensibilização e o reconhecimento ou a produtos cultivados de forma biológica e sustentável, nomeadamente com normas mais rigorosas em matéria de bem-estar dos animais.
Um total de 17,1 milhões de euros será para cofinanciar a promoção dos produtos de indicações geográficas – denominação de origem protegida (DOP), indicação geográfica protegida (IGP) e especialidade tradicional garantida (ETG).
Uma outra parcela de 12,7 milhões de euros destina-se a estimular o consumo de frutas e produtos hortícolas frescos e fica reservada uma verba de 10 milhões para ações em caso de perturbações graves do mercado, perda de confiança dos consumidores ou outros problemas.
Em 2025 assinalam-se os dez anos de política de promoção da UE, tendo sido cofinanciadas mais de 600 campanhas pela Comissão Europeia com a assinatura comum – ‘Enjoy, it’s from Europe’ –, apoiando a reputação dos produtos agroalimentares da UE.