Está aberto o Concurso Europeu de Inovação Rural, projeto Horizonte2020 Liaison, que premeia iniciativas inovadoras, inspiradoras e pioneiras dentro da agricultura, silvicultura e cadeia agroalimentar, com destaque para parcerias que juntem múltiplos parceiros e conhecimentos de origens diferentes. As parcerias podem ser formais, caso de uma parceria para um projeto de duração limitada, uma associação ou estrutura similar, ou podem ser informais, como uma rede local ou alguma outra forma de colaboração voluntária.
“Quer seja uma cooperativa de produtores, uma cadeia alimentar local, ou uma iniciativa de desenvolvimento rural, o que pretendemos é promover o esforço e as ideias inovadoras que o tornaram possível”, revelam os promotores em comunicado de imprensa.
Este Prémio será atribuído a 15 iniciativas, designadas Embaixadores de Inovação Rural. Serão selecionadas por um júri composto por especialistas de diversas origens e irão ter reconhecimento internacional, oportunidades de networking, material promocional personalizado, para além do convite para participar numa cerimónia, de âmbito europeu, no outono de 2019. O concurso abriu no passado dia 24 de janeiro de 2019 e decorre até 15 de março do mesmo ano.
“A inovação rural não é apenas a transferência unidirecional de novos produtos e processos da ciência para a prática. A inovação rural é também co-construção de conhecimento e processos inovadores, que identifiquem soluções para as necessidades, desafios e oportunidades da vida real. As parcerias de sucesso para a inovação rural têm a capacidade de identificar necessidades, captar novas ideias criar novos processos, testá-los e transformá-los para aplicação prática”, adianta a organização do concurso.
Os detalhes sobre esta iniciativa podem ser consultados aqui.