Procura-se inovação rural com história de sucesso para partilhar!

Procura-se inovação rural com história de sucesso para partilhar!

[Fonte: Vida Rural]

Está aberto o Concurso Europeu de Inovação Rural, projeto Horizonte2020 Liaison, que premeia iniciativas inovadoras, inspiradoras e pioneiras dentro da agricultura, silvicultura e cadeia agroalimentar, com destaque para parcerias que juntem múltiplos parceiros e conhecimentos de origens diferentes. As parcerias podem ser formais, caso de uma parceria para um projeto de duração limitada, uma associação ou estrutura similar, ou podem ser informais, como uma rede local ou alguma outra forma de colaboração voluntária.

“Quer seja uma cooperativa de produtores, uma cadeia alimentar local, ou uma iniciativa de desenvolvimento rural, o que pretendemos é promover o esforço e as ideias inovadoras que o tornaram possível”, revelam os promotores em comunicado de imprensa.

Este Prémio será atribuído a 15 iniciativas, designadas Embaixadores de Inovação Rural. Serão selecionadas por um júri composto por especialistas de diversas origens e irão ter reconhecimento internacional, oportunidades de networking, material promocional personalizado, para além do convite para participar numa cerimónia, de âmbito europeu, no outono de 2019. O concurso abriu no passado dia 24 de janeiro de 2019 e decorre até 15 de março do mesmo ano.

“A inovação rural não é apenas a transferência unidirecional de novos produtos e processos da ciência para a prática. A inovação rural é também co-construção de conhecimento e processos inovadores, que identifiquem soluções para as necessidades, desafios e oportunidades da vida real. As parcerias de sucesso para a inovação rural têm a capacidade de identificar necessidades, captar novas ideias criar novos processos, testá-los e transformá-los para aplicação prática”, adianta a organização do concurso.

Os detalhes sobre esta iniciativa podem ser consultados aqui.

Comente este artigo

O artigo Procura-se inovação rural com história de sucesso para partilhar! foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Projecto europeu aborda uso de águas residuais tratadas em agricultura
Próximo Seca agravou-se, mas situação não tem a gravidade do ano passado

Artigos relacionados

Últimas

Grupo de Trabalho – Estenfiliose – Ponto da situação

[Fonte: Voz do Campo]

IntroduçãoNos últimos anos, nomeadamente em 2015 e 2016, o fungo Stemphylium vesicarium (Wallr.) E.Simmons, responsável pela doença estenfiliose, provocou graves prejuízos na produção de pera ‘Rocha’ na região Oeste. O setor produtivo pressionou o poder político e foi constituído, […]

Últimas

PDR 2020: resultados alcançados e perspectivas futuras

Decorrido sensivelmente metade do período de vigência do Portugal 2020, no qual se inclui o PDR 2020, importa reflectir sobre os resultados atingidos até ao momento e delinear as perspectivas futuras

O Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020) constitui um programa operacional do Portugal 2020, […]

Últimas

Governo recusa suspender concurso de ordenamento de eucaliptos

O ministro da Agricultura recusou esta sexta-feira suspender o concurso de nove milhões de euros, em fundos comunitários, para ordenamento de eucaliptos, assegurando que o objetivo é ordenar a plantação desta espécie e não permitir mais área plantada.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]