O clima está a colocar-nos num território desconhecido onde há muita incerteza sobre os impactos, diz Jim Skea, numa entrevista ao El País, em que fala de “um Verão excepcional”.
Algumas mudanças que a Terra está a viver estão “a chegar mais rápido do que o esperado”. Quem o diz é o Jim Skea, o novo presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, sigla em inglês), numa entrevista dada ao jornal espanhol El País, publicada nesta quinta-feira.
Um dos exemplos são os recordes de temperatura. Para o escocês, e professor na área de energia sustentável, do Imperial College de Londres, estamos a viver “um Verão excepcional” e refere os números do mês de Julho: “A temperatura média à escala mundial foi 0,3 graus mais alta do que em qualquer mês que já tenhamos visto.”
A média da temperatura à superfície da Terra foi de 16,95 graus Celsius no último mês de Julho, de acordo com a informação divulgada pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) na terça-feira. Este recorde torna Julho o mês mais quente desde que há registo, 1,5 graus acima da média das temperaturas para os meses de Julho de 1850 a 1900, 0,72 graus acima da média entre 1991 e 2000 e 0,33 graus acima do anterior recorde, atingido em Julho de 2019.
As elevadas temperaturas traduziram-se em vagas de calor na Europa e nos Estados Unidos, e ainda no registo de temperaturas altas em regiões como a Antárctica e a América do Sul, que deveriam estar a viver o frio do Inverno. Para Jim Skea, o que ocorreu traduz a ideia de estarmos já a caminhar em território desconhecido. “Há muitas incertezas sobre alguns impactos de este aquecimento. Por exemplo, nos efeitos da produção de alimentos e da agricultura”, explica.
No entanto, o responsável prevê que uma das consequências deste mundo desconhecido será na saúde das pessoas. “Teremos dias em que a combinação de calor e humidade farão com que seja impossível trabalhar ao ar livre ou simplesmente funcionar ao ar livre em algumas partes do mundo”, diz. Este condicionamento em relação ao mundo do trabalho começa a ser cada vez mais discutido. Além disso, o perito diz que haverá […]