Nota de esclarecimento sobre a segurança sanitária de produtos frescos
Devido ao aparecimento de alguns casos com COVID-19 em trabalhadores de matadouros de aves, têm surgido dúvidas quanto à segurança sanitária dos produtos frescos, que são obtidos nesses estabelecimentos.
A Comissão Europeia emitiu um comunicado, no qual esclarece todas as dúvidas.
O documento da Comissão Europeia adianta que não existe, até à data, qualquer registo de transmissão da COVID-19 através do consumo de alimentos, apesar da grande escala da pandemia. Por conseguinte, tal como referido pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), não existem provas de que os alimentos constituam um risco para a saúde pública no que se refere à COVID-19. Considera-se que a transmissão desta doença ocorre sobretudo de pessoa para pessoa, principalmente através de gotículas respiratórias (espirros, tosse ou exalação).
A produção de alimentos na União Europeia segue regras rigorosas de higiene, cuja implementação está sujeita a controlos oficiais.
No caso dos matadouros e nas indústrias agroalimentares são adotadas, desde sempre, medidas de higiene rigorosas para evitar que os alimentos produzidos e distribuídos, possam estar contaminados com qualquer microrganismo perigoso.
Consultas adicionais
- CE – COVID-19 e segurança dos alimentos (CE) – Perguntas e Respostas
- FAO/WHO – COVID-19 e segurança dos alimentos: Orientações para as autoridades competentes responsáveis pelos sistemas de controlo da segurança dos alimentos (WHO/FAO)
Artigos relacionados
ADIADO – Organic Food Iberia e Eco Living Iberia a 8 e 9 de setembro de 2021 – Madrid
As edições de 2020 das feiras Organic Food Iberia e Eco Living Iberia foram adiadas para os dias 3 e 4 de Setembro, mantendo-se o local: o Ifema-Feria […]
EIP-AGRI reflete sobre como o AKIS pode ajudar o setor agrícola
A Parceria Europeia para a Inovação para a Agricultura (EIP-AGRI) publicou um artigo intitulado “Catalisar a inovação em toda a Europa – […]
Área de eucalipto vai diminuir em Portugal, garante secretário de Estado das Florestas
Governante deixou promessa no Parlamento, numa audição para a Comissão de Agricultura e Mar. Na semana passada, os ambientalistas da Quercus denunciaram que os novos programas regionais de Ordenamento Florestal privilegiam a plantação de eucaliptos
A área de eucalipto vai diminuir em Portugal, […]