O Quinta da To^r Grande Reserva Algibre Tinto 2017 ganhou a Grande Medalha de Ouro do XV Concurso de Vinhos do Algarve. E ainda nem foi engarrafado.
Mário Santos, proprietário da Quinta do Tôr, no concelho de Loulé, está a gerir as expectativas causadas pelo Grande Reserva Algibre 2017. A Grande Medalha de Ouro no XV Concurso de Vinhos do Algarve, anunciada a 2 de Junho, fez disparar os rumores e os pedidos, mas os impacientes terão de esperar até, provavelmente, o início de Julho. O vinho ainda nem sequer foi engarrafado.
“Para o concurso, engarrafámos as garrafas necessárias e pusemos os rótulos que já temos em casa”, conta o proprietário, que se tornou produtor há dez anos, seguindo uma ligação de infância com o monte situado na aldeia de Tôr, pequena localidade com menos de mil habitantes meia dúzia de quilómetros a norte de Loulé.
Para o júri foram, então, enviadas as garrafas exigidas por regulamento, mas o público terá de esperar mais algumas semanas. “Em princípio, vamos engarrafar na próxima semana e depois esperar uns dias, porque o vinho só tem a ganhar com isso. No mercado, em princípio, só deve estar disponível no início de Julho”, explica Mário Santos. O Grande Reserva Algibre Tinto 2017 tem uma produção de cinco mil litros (cerca de sete mil garrafas) e o preço rondará os 34,80 euros.
“Temos recebido muitos contactos, há muita gente curiosa com este vinho e o prémio fez aumentar a procura”, diz, orgulhoso, Mário Santos. E o que se pode esperar deste vinho? “É um vinho muito encorpado, com 16 graus.”
Um tinto para beber com ainda mais moderação, pelo volume alcoólico, mas que, garante o produtor, tem […]