IPN: Coolfarm vence prémio Startup do Ano 2017

IPN: Coolfarm vence prémio Startup do Ano 2017

Startup incubada no Instituto Pedro Nunes foi distinguida no Ativar Portugal Startups, uma iniciativa promovida pela Microsoft Portugal.

A Coolfarm, sediada em Coimbra, no Instituto Pedro Nunes, foi galardoada com o prémio Startup do Ano 2017 na terceira edição do Ativar Portugal Startups, realizada no passado dia 24 de maio, na sede da Microsoft, no Parque das Nações. Esta iniciativa, organizada pela Microsoft Portugal, reuniu mais de 100 jovens empresas, investidores e parceiros.

coolfarm.jpg

Liliana Marques, da Coolfarm

 A Coolfarm desenvolveu um sistema de controlo inteligente das plantações agrícolas, especialmente útil para estufas e armazéns de produção agrícola, que permite cultivar em hidroponia (técnica de cultivar plantas sem terra), alimentos frescos e nutritivos, em interior, durante todo o ano, sem desperdícios e com máxima segurança.

 Esta empresa desenvolveu também uma nova tecnologia a pensar no setor do retalho – o ‘In/store’. Trata-se de uma estufa automática e inteligente pensada para ser integrada em supermercados, restaurantes ou armazéns que permite o cultivo vertical de hortícolas ao longo de todo o ano, com uma poupança de 90% de água.

 O Instituto Pedro Nunes visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo. Assente num sólido relacionamento universidade/empresa atua na investigação e desenvolvimento tecnológico, incubação e aceleração de ideias e empresas e formação especializada e divulgação de ciência e tecnologia.

 

Comente este artigo
Anterior Projecto Melhor Eucalipto em Mortágua e Castelo Branco
Próximo Governo duplica apoio à reestruturação da vinha para os 80ME – ministro da Agricultura

Artigos relacionados

Comunicados

O Modelo Agrícola na PAC para 2030 – Intervenção do GPP no IX Congresso da APDEA

Sob o tema do Modelo Agrícola na PAC para 2030, o Diretor-Geral do GPP, Eng.º Eduardo Diniz efetuou uma intervenção a 18 de outubro no âmbito do IX Congresso da APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária), tendo a temática sido debatida numa mesa redonda com peritos e responsáveis de estruturas setoriais. […]

Dossiers

Estudo sobre futuros apoios públicos ao pinheiro-bravo

O Centro PINUS concluiu recentemente o Estudo “Política de apoio ao investimento para o Pinheiro-bravo no horizonte 2021-2027 e 2028-2034”. […]

Sugeridas

CNA: Atacar Seca já “rotineira” reclama medidas fora da “rotina”…

[Fonte: CNA – Confederação Nacional da Agricultura]

As condições climatéricas estão a impor a Seca como um contexto dramaticamente já “rotineiro” em que a Agricultura é muito afectada. […]