Governo duplica apoio à reestruturação da vinha para os 80ME – ministro da Agricultura

Governo duplica apoio à reestruturação da vinha para os 80ME – ministro da Agricultura

O Governo decidiu duplicar o apoio à reestruturação e reconversão da vinha permitindo que sejam contempladas, em 2017, candidaturas até cerca de 80 milhões de euros, disse à Lusa o ministro da Agricultura.

Luís Capoulas Santos afirmou que este valor, que duplica o concurso já aberto, no montante de 40 milhões de euros, anunciado no parlamento, irá contemplar praticamente todas as mais de 2.800 candidaturas apresentadas, abrangendo cerca de 5.100 hectares de vinhas.

“Iremos assim dar um contributo muito importante para que a reestruturação da vinha em Portugal acelere, para que os excelentes vinhos portugueses, que todos os dias ganham prémios em mercados internacionais, se afirmem cada vez mais”, o que é uma “boa notícia para os viticultores portugueses”, referiu.

Capoulas Santos disse que a medida VITIS, Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha, foi, “provavelmente, o programa europeu que melhor sucesso teve em Portugal”, salientando o “orgulho” por ter estado ligado ao seu lançamento, há 15 ou 16 anos.

“É um programa que fez muito por aquilo que é o setor da vinha em Portugal, porque permite, de uma forma muito simples e com apoios financeiros muito generosos, reestruturar as antigas vinhas por novas, bem localizadas, com as castas mais adequadas, enfim, com todos os requisitos técnicos que a nova vitivinicultura exige”, declarou.

 

Comente este artigo
Anterior Vinho da Lavradores de Feitoria distinguido na Decanter
Próximo Seminário "A importância da produção nacional de Cereais" -14 de Junho 2017 - Santarém

Artigos relacionados

Nacional

Edição MaisMilho 2017 é já dia 8 de setembro

[Fonte: Voz do Campo]
A edição do MaisMilho’2017, vai ter lugar na Golegã, Agromais, no dia 8 de setembro, durante a manhã e com início às 9:30 h.
Esta visita tem um cariz mais técnico do que nas edições anteriores, tendo como principal objetivo verificar o papel da adubação/ micronutrientes na cultura do milho, […]

Últimas

Ferreira do Zêzere contabiliza 26 casas ardidas e pede “pacto para a floresta”

[Fonte: Correio da Manhã]

O município de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, contabilizou 26 habitações afetadas pelo incêndio que lavrou no concelho entre 11 e 13 de agosto, tendo o presidente da Câmara defendido “um pacto para a floresta”. […]

Últimas

Nova bactéria ataca oliveiras e amendoeiras em Portugal

[Fonte: Gazeta Rural]
O impacto económico no setor agrícola pode ser “muito elevado”, alerta ao CM Luís Mira, da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). A ‘xylella fastidiosa’, uma bactéria que ataca oliveiras e amendoeiras obrigando à destruição, arranque ou queima, […]