Governo duplica apoio à reestruturação da vinha para os 80ME – ministro da Agricultura

Governo duplica apoio à reestruturação da vinha para os 80ME – ministro da Agricultura

O Governo decidiu duplicar o apoio à reestruturação e reconversão da vinha permitindo que sejam contempladas, em 2017, candidaturas até cerca de 80 milhões de euros, disse à Lusa o ministro da Agricultura.

Luís Capoulas Santos afirmou que este valor, que duplica o concurso já aberto, no montante de 40 milhões de euros, anunciado no parlamento, irá contemplar praticamente todas as mais de 2.800 candidaturas apresentadas, abrangendo cerca de 5.100 hectares de vinhas.

“Iremos assim dar um contributo muito importante para que a reestruturação da vinha em Portugal acelere, para que os excelentes vinhos portugueses, que todos os dias ganham prémios em mercados internacionais, se afirmem cada vez mais”, o que é uma “boa notícia para os viticultores portugueses”, referiu.

Capoulas Santos disse que a medida VITIS, Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha, foi, “provavelmente, o programa europeu que melhor sucesso teve em Portugal”, salientando o “orgulho” por ter estado ligado ao seu lançamento, há 15 ou 16 anos.

“É um programa que fez muito por aquilo que é o setor da vinha em Portugal, porque permite, de uma forma muito simples e com apoios financeiros muito generosos, reestruturar as antigas vinhas por novas, bem localizadas, com as castas mais adequadas, enfim, com todos os requisitos técnicos que a nova vitivinicultura exige”, declarou.

 

Comente este artigo
Anterior Vinho da Lavradores de Feitoria distinguido na Decanter
Próximo Seminário "A importância da produção nacional de Cereais" -14 de Junho 2017 - Santarém

Artigos relacionados

Comunicados

Normas mais simples e maior apoio para os produtores de fruta e produtos hortícolas

Resultado de um estudo de dois anos, realizado no âmbito da iniciativa Legislar melhor da Comissão Juncker, o regulamento delegado, atualizado e simplificado, do setor europeu das frutas e produtos hortícolas reforçará a atuação das organizações de produtores (OP), tornando-as mais atrativas para os não-membros, […]

Últimas

NASA prepara-se para a vida em Marte com estufa agrícola

[Fonte: Correio da Manhã]

Os cientistas e engenheiros agrícolas da NASA criaram um protótipo de uma estufa insuflável que consegue fazer crescer plantações no espaço.
A ideia é tornar sustentável a vida em Marte.
A estrutura foi criada para plantar alimentos, […]

Últimas

Explorações portuguesas têm 3,7 milhões de suínos e bovinos

[Fonte: Agricultura e Mar]
As explorações pecuárias portuguesas detinham, no final de 2016, 2,1 milhões de suínos e 1,658 milhões de bovinos, num total de mais de 3,76 milhões de animais.
Os dados são do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA), com base nas declarações de existências obrigatórias feitas pelos produtores e mostram que o efectivo de suínos decresceu 3,84% face ao ano de 2015 e o de bovinos cresceu 3,18%, […]