Governo duplica apoio à reestruturação da vinha para os 80ME – ministro da Agricultura

Governo duplica apoio à reestruturação da vinha para os 80ME – ministro da Agricultura

O Governo decidiu duplicar o apoio à reestruturação e reconversão da vinha permitindo que sejam contempladas, em 2017, candidaturas até cerca de 80 milhões de euros, disse à Lusa o ministro da Agricultura.

Luís Capoulas Santos afirmou que este valor, que duplica o concurso já aberto, no montante de 40 milhões de euros, anunciado no parlamento, irá contemplar praticamente todas as mais de 2.800 candidaturas apresentadas, abrangendo cerca de 5.100 hectares de vinhas.

“Iremos assim dar um contributo muito importante para que a reestruturação da vinha em Portugal acelere, para que os excelentes vinhos portugueses, que todos os dias ganham prémios em mercados internacionais, se afirmem cada vez mais”, o que é uma “boa notícia para os viticultores portugueses”, referiu.

Capoulas Santos disse que a medida VITIS, Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha, foi, “provavelmente, o programa europeu que melhor sucesso teve em Portugal”, salientando o “orgulho” por ter estado ligado ao seu lançamento, há 15 ou 16 anos.

“É um programa que fez muito por aquilo que é o setor da vinha em Portugal, porque permite, de uma forma muito simples e com apoios financeiros muito generosos, reestruturar as antigas vinhas por novas, bem localizadas, com as castas mais adequadas, enfim, com todos os requisitos técnicos que a nova vitivinicultura exige”, declarou.

 

Comente este artigo
Anterior Vinho da Lavradores de Feitoria distinguido na Decanter
Próximo Seminário "A importância da produção nacional de Cereais" -14 de Junho 2017 - Santarém

Artigos relacionados

Últimas

Qualifica IT quer empregar 75 licenciados desempregados

[Fonte: Agricultura e Mar]
Arrancam na próxima semana as inscrições para a 2.ª edição do programa Qualifica IT, que tem como objectivo formar e facilitar a entrada de licenciados desempregados no mercado de trabalho. Resultante de uma parceria entre a InvestBraga, a Universidade do Minho e o IEFP, […]

Últimas

Município de Ponte de Lima promove Formação Certificada de Serviço de Vinhos na Clara Penha – Casa dos Sabores

[Fonte: Gazeta Rural]

O Município de Ponte de Lima em parceria com Associação Empresarial de Ponte de Lima vão ministrar uma formação certificada de Serviço de Vinhos, sendo a apresentação da mesma na próxima sexta-feira, 27 de janeiro, às 15h30, na Clara Penha – Casa dos Sabores. […]

Últimas

Pré-melhoramento – uma estratégia para o uso eficiente dos recursos genéticos vegetais

[Fonte: Voz do Campo]

Teresa Carita Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. – Estação de Melhoramento de Plantas

A investigação agrária deve adotar diversas estratégias, definir diferentes linhas de trabalho que tenham como foco principal contribuir para o fornecimento de alimentos para a população mundial em crescimento, […]