Governo duplica apoio à reestruturação da vinha para os 80ME – ministro da Agricultura

Governo duplica apoio à reestruturação da vinha para os 80ME – ministro da Agricultura

O Governo decidiu duplicar o apoio à reestruturação e reconversão da vinha permitindo que sejam contempladas, em 2017, candidaturas até cerca de 80 milhões de euros, disse à Lusa o ministro da Agricultura.

Luís Capoulas Santos afirmou que este valor, que duplica o concurso já aberto, no montante de 40 milhões de euros, anunciado no parlamento, irá contemplar praticamente todas as mais de 2.800 candidaturas apresentadas, abrangendo cerca de 5.100 hectares de vinhas.

“Iremos assim dar um contributo muito importante para que a reestruturação da vinha em Portugal acelere, para que os excelentes vinhos portugueses, que todos os dias ganham prémios em mercados internacionais, se afirmem cada vez mais”, o que é uma “boa notícia para os viticultores portugueses”, referiu.

Capoulas Santos disse que a medida VITIS, Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha, foi, “provavelmente, o programa europeu que melhor sucesso teve em Portugal”, salientando o “orgulho” por ter estado ligado ao seu lançamento, há 15 ou 16 anos.

“É um programa que fez muito por aquilo que é o setor da vinha em Portugal, porque permite, de uma forma muito simples e com apoios financeiros muito generosos, reestruturar as antigas vinhas por novas, bem localizadas, com as castas mais adequadas, enfim, com todos os requisitos técnicos que a nova vitivinicultura exige”, declarou.

 

Comente este artigo
Anterior Vinho da Lavradores de Feitoria distinguido na Decanter
Próximo Seminário "A importância da produção nacional de Cereais" -14 de Junho 2017 - Santarém

Artigos relacionados

Nacional

Governo autoriza IFAP a contratar serviços para controlo da atribuição de pagamentos

[Fonte: ECO]

O Governo autorizou esta quarta-feira o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) a realizar uma despesa até 2,1 milhões de euros por ano com a aquisição de serviços para o controlo da elegibilidade dos pedidos de financiamento. […]

Últimas

Ministro da Agricultura quer ajudar setor da pera rocha a legalizar mão-de-obra sazonal

[Fonte: Gazeta Rural]

O ministro da Agricultura disse esta quarta-feira no Bombarral que se vai empenhar junto do Governo para criar soluções para legalizar a situação dos trabalhadores sazonais que asseguram a colheita da pera rocha na região Oeste. […]

Nacional

Governo britânico alerta para escassez de alimentos, depois do ‘Brexit’

[Fonte: Jornal económico]
O ‘Brexit’ pode ter impactos “dramáticos” no Reino Unido, defendem os especialistas, mas não só. Mais recentemente o governo britânico alertou para um “risco real” da ilha poder sofrer de escassez de alimentos, de uma elevada inflação e ainda da diminuição na qualidade dos mesmos, […]