Instituto dos vinhos do Douro e do Porto apresenta programa Port Wine Day 2018 – 1 a 10 de setembro

Instituto dos vinhos do Douro e do Porto apresenta programa Port Wine Day 2018 – 1 a 10 de setembro

22.08.2018

Comemorações do Vinho do Porto e da Região Demarcada do Douro têm pontos altos na Declaração de Ano Vintage 2016 e Regata no Douro Vinhateiro, com meta no Pinhão.

No dia 10 de setembro de 2018 faz 262 anos que foi instituída a primeira região vitivinícola do mundo, demarcada e regulamentada, através da criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro. O IVDP, em estreita articulação com o setor, comemora mais uma vez o Port Wine day.

O programa de 2018, que se desenrola entre 1 e 10 de setembro, estende-se em vários pontos com convite aberto para homenagear o Vinho do Porto e a Região onde é produzido. Esta edição integra uma série de ações dirigidas a públicos diversificados, desafiando todos a conhecer melhor, a provar e a comemorar a história e brindar ao futuro do Vinho do Porto.

Antecipando o dia 10, a sexta-feira dia 7 é marcada pela Proclamação de Ano Vintage 2016, pela Confraria do Vinho do Porto, antecedida por uma prova de Porto Vintage 2016 apresentado por cerca de 50 empresas. O plano inclui ainda uma Sunset Party no sábado, dia 8, é um evento aberto ao público no Jardim das Oliveiras, junto aos Clérigos, no Porto. A grande novidade do Port Wine day é a realização da Regata de Barcos Rabelos que, pela primeira vez, se realiza no coração do Douro Vinhateiro. O público poderá assistir, ao longo das margens do rio, à prova que terá início em Bagaúste, com final e entrega de prémios no Pinhão. Os convidados internacionais, que se juntam às comemorações, têm uma agenda muito intensa que, além das provas, regata e festa, inclui visitas às Caves em Vila Nova de Gaia e a Quintas no Douro.

“O Port Wine day é uma oportunidade de partilha generalizada em que todos são bem-vindos para homenagear e conhecer mais e melhor o Vinho do Porto. São sempre momentos únicos e muito importantes para quem participa nesta história que é a nossa. Fica o convite para brindar com e ao Vinho do Porto.“ Manuel Cabral, Presidente do IVDP.

PORT WINE DAY | PROGRAMA DE 01 A 10 DE SETEMBRO DE 2018  
Mais informação: portwineday.pt

_ Jantares Vínicos
01 a 10 de setembro
As empresas de Vinho do Porto, em parceria com restaurantes da cidade promovem jantares com um menu especial, inspirados e harmonizados com Vinho do Porto. Mediante reserva prévia.

À Mesa com Porto
01 a 10 de setembro
Uma rota gastronómica composta por vários restaurantes do Porto e do Douro, em que um prato especial é servido com Vinho do Porto.

_ Caves de Vinho do Porto
01 a 10 de setembro
As Caves de Vinho do Porto proporcionam, durante este período, um calendário de atividades especiais.

_Port Wine Night
01 a 10 de setembro
Rota de bares, na baixa do Porto, que servirão um cocktail especial com Vinho do Porto.

_ Prova Especial Vintage 2016
07 de setembro, 16h
Prova de Vintages 2016, a realizar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. A prova vai envolver cerca de 50 empresas de Vinho do Porto numa organização do IVDP. Ação sujeita a inscrição prévia.

_ Port Wine Day Sunset Party
08 de setembro, a partir das 17h
A Sunset Party terá lugar no Jardim das Oliveiras, nos Clérigos, e contará com música, animação e muitas surpresas relacionadas com o Vinho do Porto. O evento vai reunir cerca de 30 produtores de Vinho do Porto, proporcionando a todos uma experiência única em forma de copo, de cocktail ou através de uma harmonização gastronómica improvável.

_ Regata de Barcos Rabelos no Douro Vinhateiro
10 de setembro
A Regata de Barcos Rabelo, a realizar no Douro Vinhateiro. O público é convidado a assistir das margens do rio à prova que terá início em Bagaúste, com final e entrega de prémios no Pinhão.

Comente este artigo
Anterior Curso de Iniciação à Prova de Azeite
Próximo Vindimas 2018: Quinta de la Rosa aposta nesta época e desenha de programas específicos

Artigos relacionados

Últimas

Observatório considera planos florestais uma “oportunidade perdida”

[Fonte: Público]
O Observatório Técnico Independente considerou nesta terça-feira que os Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF), publicados na semana passada, foram uma “oportunidade perdida” para dar sustentabilidade e resiliência à floresta portuguesa para reduzir o risco de incêndio.
O Observatório, […]

Últimas

SmartAgriFor Norte 2020 promove workshop na UTAD – 30 de Outubro 2017 – Trás-os-Montes

Dar a conhecer as prioridades nacionais sobre a agenda de investigação na área da Economia Circular e contribuir para uma resposta articulada entre o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e o sector agroalimentar são os objetivos do Workshop Internacional de Economia Circular. Promovida pelo projeto SmartAgriFor Norte 2020, […]

Nacional

Dez Centros de Competências marcam presença conjunta na Feira Nacional de Agricultura

[Fonte: Voz do Campo]

Cientes de que a inovação constitui, reconhecidamente, um dos principais desafios da agricultura e da floresta portuguesa para as próximas décadas, dez Centros de Competências decidiram marcar presença nesta edição da Feira Nacional de Agricultura, promovendo um stand conjunto que constitui um claro sinal de unidade em torno de uma temática que se revela determinante para a competitividade do sector agro-florestal nacional “A Investigação e a Inovação”. […]