Instituto dos vinhos do Douro e do Porto apresenta programa Port Wine Day 2018 – 1 a 10 de setembro

Instituto dos vinhos do Douro e do Porto apresenta programa Port Wine Day 2018 – 1 a 10 de setembro

22.08.2018

Comemorações do Vinho do Porto e da Região Demarcada do Douro têm pontos altos na Declaração de Ano Vintage 2016 e Regata no Douro Vinhateiro, com meta no Pinhão.

No dia 10 de setembro de 2018 faz 262 anos que foi instituída a primeira região vitivinícola do mundo, demarcada e regulamentada, através da criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro. O IVDP, em estreita articulação com o setor, comemora mais uma vez o Port Wine day.

O programa de 2018, que se desenrola entre 1 e 10 de setembro, estende-se em vários pontos com convite aberto para homenagear o Vinho do Porto e a Região onde é produzido. Esta edição integra uma série de ações dirigidas a públicos diversificados, desafiando todos a conhecer melhor, a provar e a comemorar a história e brindar ao futuro do Vinho do Porto.

Antecipando o dia 10, a sexta-feira dia 7 é marcada pela Proclamação de Ano Vintage 2016, pela Confraria do Vinho do Porto, antecedida por uma prova de Porto Vintage 2016 apresentado por cerca de 50 empresas. O plano inclui ainda uma Sunset Party no sábado, dia 8, é um evento aberto ao público no Jardim das Oliveiras, junto aos Clérigos, no Porto. A grande novidade do Port Wine day é a realização da Regata de Barcos Rabelos que, pela primeira vez, se realiza no coração do Douro Vinhateiro. O público poderá assistir, ao longo das margens do rio, à prova que terá início em Bagaúste, com final e entrega de prémios no Pinhão. Os convidados internacionais, que se juntam às comemorações, têm uma agenda muito intensa que, além das provas, regata e festa, inclui visitas às Caves em Vila Nova de Gaia e a Quintas no Douro.

“O Port Wine day é uma oportunidade de partilha generalizada em que todos são bem-vindos para homenagear e conhecer mais e melhor o Vinho do Porto. São sempre momentos únicos e muito importantes para quem participa nesta história que é a nossa. Fica o convite para brindar com e ao Vinho do Porto.“ Manuel Cabral, Presidente do IVDP.

PORT WINE DAY | PROGRAMA DE 01 A 10 DE SETEMBRO DE 2018  
Mais informação: portwineday.pt

_ Jantares Vínicos
01 a 10 de setembro
As empresas de Vinho do Porto, em parceria com restaurantes da cidade promovem jantares com um menu especial, inspirados e harmonizados com Vinho do Porto. Mediante reserva prévia.

À Mesa com Porto
01 a 10 de setembro
Uma rota gastronómica composta por vários restaurantes do Porto e do Douro, em que um prato especial é servido com Vinho do Porto.

_ Caves de Vinho do Porto
01 a 10 de setembro
As Caves de Vinho do Porto proporcionam, durante este período, um calendário de atividades especiais.

_Port Wine Night
01 a 10 de setembro
Rota de bares, na baixa do Porto, que servirão um cocktail especial com Vinho do Porto.

_ Prova Especial Vintage 2016
07 de setembro, 16h
Prova de Vintages 2016, a realizar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. A prova vai envolver cerca de 50 empresas de Vinho do Porto numa organização do IVDP. Ação sujeita a inscrição prévia.

_ Port Wine Day Sunset Party
08 de setembro, a partir das 17h
A Sunset Party terá lugar no Jardim das Oliveiras, nos Clérigos, e contará com música, animação e muitas surpresas relacionadas com o Vinho do Porto. O evento vai reunir cerca de 30 produtores de Vinho do Porto, proporcionando a todos uma experiência única em forma de copo, de cocktail ou através de uma harmonização gastronómica improvável.

_ Regata de Barcos Rabelos no Douro Vinhateiro
10 de setembro
A Regata de Barcos Rabelo, a realizar no Douro Vinhateiro. O público é convidado a assistir das margens do rio à prova que terá início em Bagaúste, com final e entrega de prémios no Pinhão.

Comente este artigo
Anterior Curso de Iniciação à Prova de Azeite
Próximo Vindimas 2018: Quinta de la Rosa aposta nesta época e desenha de programas específicos

Artigos relacionados

Sugeridas

Já há massa 100% nacional com cereais de Beringel, Brinches, Beja, Ferreira e Elvas

No ano em que a cultura de cereais atingiu o mínimo histórico, os produtores uniram-se e convenceram a indústria de que o que se faz em Portugal pode ser pouco, mas é de elevada qualidade. A marca Nacional, que já tem 165 anos, acreditou e fez massa com cereais do Alentejo. […]

Últimas

CDS quer saber se apoios a produtores afectados pelas tempestades de Maio são de apenas 40 mil euros

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque,  visitou alguns dos pomares e culturas afectadas pelas tempestades de Maio, tendo afirmado […]

Últimas

Pedrógão Grande: Revita deverá reanalisar suspensão de apoios a casas no final do mês

O Conselho de Gestão do Fundo Revita vai reunir-se no dia 29 e deverá debater nesse momento o levantamento da suspensão de apoios das habitações afetadas pelo incêndio de Pedrógão Grande que não foram visadas pelo Ministério Público ou que viram o seu processo arquivado, […]