InnovPlantProtect – Ciência e Agricultura de mãos dadas em Elvas

InnovPlantProtect – Ciência e Agricultura de mãos dadas em Elvas

No dia 15 de maio, Dia do Agricultor, teve lugar a assinatura de um protocolo de cooperação entre o INIAV e a Câmara Municipal de Elvas, para a implantação do Laboratório colaborativo InnovPlantProtect. Esta iniciativa, liderada pela Universidade NOVA de Lisboa, vai decorrer na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do Presidente da CM de Elvas, Nuno Mocinha, do Reitor da Universidade NOVA, João Sàágua, e do Presidente do INIAV, Nuno Canada, reconhecendo-se assim a sua importância não só para o aumento da competitividade do setor agrícola nacional, mas também para o desenvolvimento sócio-económico da região de Elvas.

A competitividade do setor agrícola implica uma constante incorporação de inovação e de transferência do conhecimento para os produtores agrícolas, permitindo produzir mais e melhor, com uma gestão cada vez mais sustentável dos recursos disponíveis.

Neste sentido, a Universidade NOVA de Lisboa, em colaboração com o INIAV e a Câmara Municipal de Elvas tomaram a iniciativa de criar, na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas do INIAV, em Elvas, o Laboratório Colaborativo “InnovPlantProtect”, que conta como associadas outras oito Entidades de referência no panorama agrícola nacional – Anpoc, Anpromis, Bayer, Casa do Arroz, Cebal, Fertiprado, Fnop e Syngenta.

O objetivo deste Laboratório Colaborativo é desenvolver soluções inovadoras de base biológica para a proteção das culturas mediterrânicas, sementes e produtos pós-colheita, com especial relevo para as pragas e doenças emergentes, e desenvolver novos métodos de detecção e rastreio de pragas e doenças. O Laboratório desenvolverá os seus processos e produtos tecnológicos numa lógica de mercado, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas nacionais e estrangeiras.

Comente este artigo
Anterior Recorde do Guiness de maior prova de vinho do Porto batido em Lisboa
Próximo Núcleo Rural de Coruche… em Noite dos Museus

Artigos relacionados

Nacional

Acréscimo defende Cristas e acusa Capoulas de “eucaliptizador”

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Acréscimo – Associação de Promoção ao Investimento Florestal acusa o actual ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos de ser mais “eucaliptizador” do que Assunção Cristas. Em comunicado, a associação que “durante o consulado da ex-ministra Assunção Cristas, […]

Nacional

Portugal no mapa do património agrícola mundial

[Fonte: Anipla – fitotema]

Região do Barroso é a primeira do país a integrar o Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (GIAHS) pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
O Sistema Agro-Silvo Pastoril do Barroso colocou Portugal no mapa do património agrícola mundial. […]

Nacional

H2020 : Bioeconomia, Biotecnologia e BBI

Recordamos que, como o atual programa de trabalho do H2020 é bianual (2018-2019 e com tópicos indicativos para 2020), não será necessário aguardar a abertura oficial dos concursos 2019 (prevista para Outubro de 2018) para começar a preparar as propostas para estes tópicos (templates). […]