Governo cria novo agrupamento de equipas de sapadores florestais para defender mata do bussaco

Governo cria novo agrupamento de equipas de sapadores florestais para defender mata do bussaco

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, presidiu hoje à assinatura de dois protocolos entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Fundação Mata do Bussaco e entre o ICNF e os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova.

A assinatura destes protocolos integra-se na estratégia da Defesa da Floresta Contra Incêndios e no combate e controlo de espécies invasoras, contribuindo para a proteção e preservação do património cultural e natural da Mata do Bussaco e de toda a mancha circundante. Neste âmbito, será constituído um Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal que irá coordenar o trabalho levado a cabo por um agrupamento de três equipas de Sapadores Florestais, que será igualmente criado.

O planeamento e instalação da Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios e a elaboração de um Plano de Gestão e Intervenção Integrada de âmbito florestal à escala intermunicipal são outros dos objetivos do protocolo assinado com os três municípios.

No âmbito do protocolo celebrado entre o ICNF e a Fundação Mata do Bussaco, está prevista a implementação de um Plano Especifico de Intervenção Florestal naquela mata e a instalação de um sistema de videovigilância inovador. O documento hoje assinado contempla ainda a valorização, conservação e manutenção do arvoredo classificado e o desenvolvimento de ações de educação ambiental e de sensibilização destinadas às populações escolares e público em geral.

Os dois protocolos envolvem um investimento de 360 mil euros, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.

Comente este artigo
Anterior Sessão de encerramento do projeto - Plano de desenvolvimento do setor agroalimentar do baixo do Tâmega - 27 de Março 2018 - Amarante
Próximo Governo apoia parques para receção e armazenamento de madeira queimada

Artigos relacionados

Comunicados

The 3rd edition of the Global Food Forum about to kick off

[Fonte: Farm Europe]
Posted on 17/09/201817/09/2018

The third edition of the Global Food Forum (GFF2018), […]

Sugeridas

Public consultation identifies challenges for future Common Agricultural Policy

European citizens believe that agricultural policy should continue to be managed at the EU level, and that helping farmers and protecting the environment should be its two main goals. […]

Comunicados

CELPA assina protocolo com APA e DGE no âmbito de novo projecto de educação ambiental

[Fonte: Celpa]

Missão 360: Defender a Terra é o Nosso Papel é o novo projecto de educação ambiental promovido pela CELPA – […]