Governo cria novo agrupamento de equipas de sapadores florestais para defender mata do bussaco

Governo cria novo agrupamento de equipas de sapadores florestais para defender mata do bussaco

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, presidiu hoje à assinatura de dois protocolos entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Fundação Mata do Bussaco e entre o ICNF e os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova.

A assinatura destes protocolos integra-se na estratégia da Defesa da Floresta Contra Incêndios e no combate e controlo de espécies invasoras, contribuindo para a proteção e preservação do património cultural e natural da Mata do Bussaco e de toda a mancha circundante. Neste âmbito, será constituído um Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal que irá coordenar o trabalho levado a cabo por um agrupamento de três equipas de Sapadores Florestais, que será igualmente criado.

O planeamento e instalação da Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios e a elaboração de um Plano de Gestão e Intervenção Integrada de âmbito florestal à escala intermunicipal são outros dos objetivos do protocolo assinado com os três municípios.

No âmbito do protocolo celebrado entre o ICNF e a Fundação Mata do Bussaco, está prevista a implementação de um Plano Especifico de Intervenção Florestal naquela mata e a instalação de um sistema de videovigilância inovador. O documento hoje assinado contempla ainda a valorização, conservação e manutenção do arvoredo classificado e o desenvolvimento de ações de educação ambiental e de sensibilização destinadas às populações escolares e público em geral.

Os dois protocolos envolvem um investimento de 360 mil euros, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.

Comente este artigo
Anterior Sessão de encerramento do projeto - Plano de desenvolvimento do setor agroalimentar do baixo do Tâmega - 27 de Março 2018 - Amarante
Próximo Governo apoia parques para receção e armazenamento de madeira queimada

Artigos relacionados

Comunicados

CNA: Agricultores da região de Pombal reclamam ao ICNF ao Ministério da Agricultura e ao Governo apoios especiais por causa dos prejuízos provocados por Javalis e outros animais selvagens.

[Fonte: CNA – Confederação Nacional da Agricultura]

Cerca
de meia centena de lesados por Javalis nas culturas agrícolas e florestais,
reuniu, ontem à noite em Anços, freguesia de Redinha, no concelho de Pombal,
para debater o grave problema dos prejuízos causados à Lavoura pelos Javalis e
outros animais selvagens. […]

Dossiers

No PDR 2020 reclama-se mais justiça e eficácia na atribuição dos apoios públicos

O Governo anunciou recentemente a abertura de novos concursos de apoio ao investimento na Agricultura, na Floresta e na instalação de Jovens Agricultores. Porém, da forma como o fez mais parece tratar-se de uma manobra propagandística através do apregoar constante de “milhões” para o Sector…
A abertura de novos concursos agrícolas é positiva, […]

Sugeridas

Nova descida do preço do leite revolta produtores

Os produtores de leite que fornecem as cooperativas associadas na Lactogal foram surpreendidos com o anúncio da baixa de um cêntimo por litro de leite a partir de 1 de Agosto. Sem aviso e sem justificação anunciada, esta descida acontece mais uma vez em contraciclo com o mercado europeu, […]