Governo cria novo agrupamento de equipas de sapadores florestais para defender mata do bussaco

Governo cria novo agrupamento de equipas de sapadores florestais para defender mata do bussaco

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, presidiu hoje à assinatura de dois protocolos entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Fundação Mata do Bussaco e entre o ICNF e os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova.

A assinatura destes protocolos integra-se na estratégia da Defesa da Floresta Contra Incêndios e no combate e controlo de espécies invasoras, contribuindo para a proteção e preservação do património cultural e natural da Mata do Bussaco e de toda a mancha circundante. Neste âmbito, será constituído um Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal que irá coordenar o trabalho levado a cabo por um agrupamento de três equipas de Sapadores Florestais, que será igualmente criado.

O planeamento e instalação da Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios e a elaboração de um Plano de Gestão e Intervenção Integrada de âmbito florestal à escala intermunicipal são outros dos objetivos do protocolo assinado com os três municípios.

No âmbito do protocolo celebrado entre o ICNF e a Fundação Mata do Bussaco, está prevista a implementação de um Plano Especifico de Intervenção Florestal naquela mata e a instalação de um sistema de videovigilância inovador. O documento hoje assinado contempla ainda a valorização, conservação e manutenção do arvoredo classificado e o desenvolvimento de ações de educação ambiental e de sensibilização destinadas às populações escolares e público em geral.

Os dois protocolos envolvem um investimento de 360 mil euros, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.

Comente este artigo
Anterior Sessão de encerramento do projeto - Plano de desenvolvimento do setor agroalimentar do baixo do Tâmega - 27 de Março 2018 - Amarante
Próximo Governo apoia parques para receção e armazenamento de madeira queimada

Artigos relacionados

Sugeridas

Centromarca saúda passo importante rumo a uma cadeia alimentar mais justa

[Fonte: Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca]
A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca saúda o voto da maioria dos deputados do Parlamento Europeu a favor da promoção de uma cadeia de abastecimento alimentar mais justa ao proibir o uso de práticas comerciais desleais. […]

Comunicados

FENALAC promove comemorações do Dia Mundial do Leite nas escolas em parceria com a câmara municipal de Aveiro

EVENTO: Comemorações do Dia Mundial do Leite nas Escolas
DATA: 26 de Setembro de 2018
HORA: 09.30 h
LOCAL: Centro de Congressos de Aveiro, […]

Comunicados

Ordem do Médicos Veterinários vai receber Medalha de Honra da Agricultura

4 de outubro, às 11h45, nas instalações do Ministério da Agricultura, na Praça do Comércio
No próximo dia 4 de outubro, […]