Bruxelas estima que 50 milhões de toneladas de frutas e legumes vão para o lixo todos os anos. A adega Lemos Figueiredo quer cortar desperdício em Portugal. E também usa vidro reciclado.
Dar vida à fruta feia que não se vende é o objetivo que está na origem de um novo gin de marca nacional. Chama-se Casanova e é o único do mundo a ter certificação da Maçã de Alcobaça e o primeiro a usar vidro reciclado.
Empresa familiar dedicada à produção de bebidas artesanais utilizando as frutas da região, da Lemos Figueiredo – Adega das Frutas de Alcobaça já saíram ginja e vermouth de cariz sustentável e nasce agora o dry gin que utiliza maçã de Alcobaça na destilação, em garrafa feita a partir de vidro antigo, com um rótulo de papel cotton, reciclável, biodegradável e livre de plástico.
“Hoje não basta ter um bom produto, é importante ter um produto que marque pela diferença e que acompanhe as preocupações dos consumidores – e a sustentabilidade é uma delas”, explica Mariana Figueiredo, master distiller e responsável de marketing da adega.
Com os bares fechados pela pandemia, a adega