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– 04-05-2012 |
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Exporta��es de vinhos aumentaram 20% em valor e 30% em volume nos �ltimos 10 anos
Portugal "aumentou em 20 por cento o valor das exporta��es de vinhos" em dez anos, real�ou ontem, em Braga, o secret�rio de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques. Ap�s recordar que as exporta��es de vinho portugu�s em 2011 renderam 675 milhões de euros, o governante real�ou que esse aumento de valor foi suportado, quase exclusivamente, por um "incremento do respectivo volume de exporta��es, em quase trinta por cento". Almeida Henriques falava no encerramento do semin�rio "Os Mercados Estratégicos para os Vinhos Portugueses", que reuniu naquela cidade especialistas de seis mercados estratégicos para o sector – Brasil, Rússia, China, Canad�, EUA e Pol�nia. No semin�rio, foram abordados temas como o perfil do consumidor, a imagem dos vinhos portugueses, a sua promo��o, a rela��o do vinho com a comunica��o social e com as redes sociais e as oportunidades de distribui��o nos mercados externos. Almeida Henriques destacou que vinho verde obteve um desempenho "ainda mais expressivo" no mesmo período, pois conseguiu "a duplica��o do volume de exporta��es". O governante afirmou haver nestes dados "sinais da qualidade dos nossos vinhos e da visão de, pelo menos, parte dos nossos produtores e agentes". "Vendemos mais (como a generalidade dos grandes países produtores do "velho" ou do "novo mundo"), mas muito mais quantidade do que valor" observou. A este respeito, o secret�rio de Estado salientou que "a remunera��o média por litro de vinho vendido está em queda" caiu nos �ltimos tr�s anos, situando-se nos 2,27 euros, contra os 2,71 euros registados em 2000. Por isso, "vender mais � apenas uma parte da solu��o. � preciso vender melhor. Ou seja, vender com valor acrescentado". "Os mercados e, sobretudo, os mercados mais exigentes e mais emergentes, onde os nossos vinhos devem apostar, estáo dispon�veis para remunerar vinhos de qualidade", salientou Almeida Henriques. Nesse sentido, defendeu que � preciso "ser mais inovador e diferenciado no produto, ser flex�vel e inteligente na oferta face �s exig�ncias e tend�ncias do mercado e ter mais ‘marca’". "A dimensão simb�lica e comunicacional dos vinhos tem de ser valorizada", considerou. Ap�s lembrar que "a pol�tica de promo��o externa prosseguida pela ViniPortugal" aposta em alguns aspectos cruciais como a marca, a identidade e a dimensão, Almeida Henriques frisou Também a import�ncia da "promo��o das regi�es e ac��o colectiva das nossas empresas", tanto para crescer como para conquistar mercados. "Entrar em mercados como Brasil, Rússia, China, ou mesmo Angola e Mo�ambique, reclama uma estratégia econ�mica. Estratégia de dimensão cr�tica, por via de uma l�gica em "rede" de coloca��o, distribui��o e promo��o", refor�ou. Fonte: Lusa
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