Os participantes do primeiro Fórum Internacional sobre Escassez de Água na Agricultura, em Cabo Verde, comprometeram-se hoje a incentivar tecnologias inovadoras adaptadas às condições locais, incluindo as que diminuem perdas e permitem reutilizar águas residuais tratadas.
O compromisso faz parte da declaração final saída do primeiro Fórum Internacional do Quadro Global para a Água na Agricultura (WASAG) sobre a Escassez de Água na Agricultura, que começou na terça-feira na cidade da Praia e que terminou hoje, Dia Mundial da Água.
O fórum, que contou com mais de 200 participantes, abordou temas como a água e migração, preparação para a seca, água e nutrição, mecanismos financeiros, uso sustentável da água na agricultura e agricultura salina.
No final, os participantes comprometeram-se a um conjunto de iniciativas, entre as quais “apoiar os agricultores e as associações de agricultores com melhor acesso ao financiamento, práticas sólidas de gestão de água e informações pertinentes, reconhecendo o valor do seu conhecimento local e intergeracional para poder assim aumentar a sua resiliência”.
Defenderam a criação de um “balcão único” para “fornecer aos decisores políticos as orientações e as ferramentas para avaliar os impactos das escolhas tecnológicas e das decisões de investimento através de produtos de conhecimento, assistência técnica e campanhas de informação”.
“Incentivar a mutualização dos recursos e promover mecanismos financeiros inovadores, incluindo a isenção de impostos e a fundos rotativos, as parcerias público privadas e uma abordagem económica circular para estimular ações concretas no terreno e promover a participação do setor privado e o investimento no desenvolvimento de capacidades” foi outro compromisso assumido.
Os participantes querem que seja colocada “a tónica na gestão sustentável e eficiente dos recursos hídricos na agricultura, contribuindo para os meios de subsistência rurais e ajudar a combater as causas profundas da migração relacionadas com a água”.
No primeiro dia do encontro, o presidente do Quadro Global para a Água na Agricultura (WASAG), um dos promotores do fórum, referiu-se a este compromisso como algo em que o mundo inteiro iria ser envolvido.
“Vamos assumir este compromisso e depois levá-lo ao mundo”, disse Torkil Clausen.
O fórum é organizado no contexto do Quadro Global para a Água na Agricultura (WASAG), com o patrocínio do Governo de Cabo Verde, em colaboração com a FAO, o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais da Itália e o Serviço Federal de Agricultura da Suíça (FOAG).
O WASAG foi criado em 2017 pela FAO e reúne mais de 60 parceiros, incluindo governos e organizações intergovernamentais, agências da ONU, instituições académicas e de pesquisa, e organizações da sociedade civil e do setor privado de todo o mundo.
Fonte: Sapo.pt