O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, em associação com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, leva a efeito no próximo dia 19 de junho um Colóquio sobre “A Economia Circular no Setor Agroalimentar”, que decorrerá no auditório da sede da Região Sul (Lisboa) pelas 14h30.
Esta realização parte do princípio de que a Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado.
Por outro lado, as atuais tendências de aumento populacional, crescimento da procura e consequente pressão nos recursos naturais têm vindo a sublinhar a necessidade de as sociedades modernas avançarem para um paradigma mais sustentável, uma economia mais “verde” que assegure o desenvolvimento económico, a melhoria das condições de vida e de emprego, bem como a regeneração do “capital natural”.
A economia circular nasce inspirada na própria natureza, na qual nada é desperdiçado. A longevidade e a resiliência dos ecossistemas derivam exatamente dos ciclos naturais de reciclagem de recursos. Assume um significado especial para a agricultura, atividade baseada em recursos naturais que enfrenta no presente inúmeros desafios num contexto de alterações climáticas onde é exigido que se produza mais, com mais qualidade, maior sustentabilidade, com menos recursos e ainda assim reduzir a pegada ecológica, ambiental e energética da atividade.
A inscrição no colóquio é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efetuada aqui.
Mais informações aqui.