E se o frango e os ovos faltassem nos supermercados? – 9 de julho

E se o frango e os ovos faltassem nos supermercados? – 9 de julho

Para a segunda conferência de Engenharia Agronómica,  Alimentar e Zootécnica, o Colégio de Engenharia Agronómica – Norte convida Manuel Chaveiro Soares, Consultor do Grupo Valouro, Diretor da Estação Fruteira do Montejunto – FRUTUS e Empresário Agrícola.

A produção animal levanta muitas questões e problemas antes ignorados e inexistentes que passam agora a fazer parte dos principais temas relacionados à produção dos alimentos de origem animal.

E se o frango e os ovos faltassem nos supermercados?  Quais os desafios do sector avícola no actual contexto?

O Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) organiza durante o mês de Julho um ciclo de conferências totalmente dedicado à Engenharia Agronómica,  Alimentar e Zootécnica. Estas conferências incidem sobretudo sobre o papel da agricultura e pecuária no contexto actual do país e da União Europeia e também sobre as cadeias de abastecimento.

→ Inscrição ←

Programa

17h30 Abertura

Joaquim Poças Martins – Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte

17h40 Enquadramento e Moderação: 

Divanildo Outor Monteiro, coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte

17h50 Intervenção

Manuel Chaveiro Soares, Consultor do Grupo Valouro, Diretor da Estação Fruteira do Montejunto – FRUTUS e Empresário Agrícola

18h15 Perguntas do público

Sobre o convidado: 

Manuel Chaveiro Soares licenciou-se em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, frequentou o curso de Agronomia Tropical no mesmo Instituto, posteriormente fez duas pós-graduações em química e tecnologia de gorduras alimentares, no Institut des Corps Gras em Paris e no Instituto de la Grasa de Sevilla. Obteve o grau de doutor em 1985 e o título de professor agregado em 1997, pela Universidade Técnica de Lisboa. Nos últimos 42 anos, a sua actividade profissional tem incidido principalmente sobre a Produção Animal, com especial foco na nutrição, na produção avícola e na segurança alimentar.

Durante 5 anos foi responsável pelo Departamento de Nutrição da farmacêutica Roche, em Lisboa. Desde 2002 que vem prestando colaboração ao Grupo Crédito Agrícola, onde tem exercido diversas funções, com relevo para a Presidência do Conselho de Administração da Caixa Agrícola do Cadaval durante três mandatos.

Grande parte dos seus trabalhos científicos encontram-se publicados nas revistas Poultry Science The Journal of Apllied Poultry Research.

Foi Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros, onde também promoveu a criação da especialidade de Engenharia Alimentar de que foi primeiro Presidente. Presentemente exerce funções como Consultor do Grupo Valouro, é Director da Estação Fruteira do Montejunto – FRUTUS e Empresário Agrícola.

Comente este artigo
Anterior Os próximos dias - Henrique Pereira dos Santos
Próximo Faça Chuva Faça Sol – T.3 Ep.18

Artigos relacionados

Dossiers

Se generalizan las subidas en los precios de las almendras

Continúa la tendencia al alza en las almendras. Los aumentos registrados en los precios de la almendra en California y una mayor demanda en los países asiáticos han favorecido estas subidas, una semana más, en todas las lonjas nacionales. […]

Sugeridas

Áustria torna-se o primeiro país da UE a proibir o glifosato

[Fonte: Observador] A medida foi aprovada esta terça-feira, 2 de julho, pelo parlamento austríaco que dá assim luz verde à total interdição do glifosato em todo o território do país. […]

Últimas

Queijo de Jorge Coelho vence prémio internacional. Empresário dedica galardão aos pastores e às queijeiras

O prémio foi atribuído pela primeira vez a um queijo Serra da Estrela DOP.
A queijaria Vale da Estrela foi reconhecida pelo queijo Serra da Estrela Velho, […]