A dessalinização é uma das soluções apontadas para combater a escassez de água e a seca, que vão acontecer com mais frequência e intensidade nos próximos anos, por causa das alterações climáticas. Mas como funciona este processo, que ainda fica mais caro do que a água “tradicional”? Quais as desvantagens?
A quantidade de água na Terra faz com que seja conhecida como o “planeta azul” – mas a maior parte da água não é potável. Cerca de 70% do planeta está coberto de água, mas só 2,5% é doce e apenas uma pequena fracção pode ser usada como água potável.
Com tanta água salgada – ainda mais num país como Portugal, que tem mais de 900 quilómetros de costa –, e cada vez menos água doce, uma das alternativas para garantir água é a dessalinização. Trata-se de transformar a água salgada em água própria para beber ou regar.
Que tipos de dessalinização existem?
Osmose inversa e Dessalinização térmica
Como funciona a dessalinização por osmose inversa?
É a técnica usada em Portugal. Este processo recorre a uma tecnologia de membranas em que a água salgada é sujeita a uma pressão elevada e vai passando através de membranas de porosidade decrescente. Os sais vão ficando para trás e a água vai avançando, ficando mais “pura” e própria para consumo.
Membrana dessalinizadora
As membranas são muito finas e têm uma porosidade decrescente para que os sais fiquem retidos e deixem a […]