Congresso Douro & Porto 2020 – Memória com Futuro – 10 a 12 de novembro – Porto

Congresso Douro & Porto 2020 – Memória com Futuro – 10 a 12 de novembro – Porto

O Congresso decorrerá durante os dias 10 e 11 de novembro de 2020, no Porto (Centro de Congressos da Alfândega do Porto), e a 12 de novembro de 2020, na Região Demarcada do Douro. O programa integra a realização de conferências temáticas, comunicações científicas e de divulgação, bem como visitas técnicas na região.

O Congresso Douro & Porto 2020 Memória com Futuro projeta-se como um acontecimento científico e cultural que lança no futuro as memórias seculares da Região Demarcada do Douro – inigualável bem cultural que encerra uma espessura histórica única e um vasto repositório de saberes – cenário que o Homem habita desde sempre, o Alto Douro Vinhateiro – desde 2001 Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Num território marcado por enormes desafios edafoclimáticos, o Homem, com grande determinação e capacidade, foi capaz de otimizar os recursos naturais e conseguir cultivar vinha e fazer vinho, secularmente reconhecido pelos seus atributos.

Serão aqui protagonistas as gentes do Douro Vinhateiro, que em seu tempo conseguiram o primeiro modelo institucional de organização de uma região vinícola, que solidificou uma das Regiões mais consagradas do universo vitivinícola mundial.

Nas várias dimensões que percorrem a Região Demarcada do Douro, o compromisso de transição e inovação, com respeito pela agregação de saberes adquiridos ao longo de gerações, tem sido uma constante.

Os desafios do presente e o desígnio de configurar e projetar um Futuro próspero, leva-nos a revisitar os alicerces da Memória. Desta forma, uma ponte entre a Memória e o Futuro guiará este Congresso.

Será, em última análise, um momento único de convergência entre a História, a Sociologia, o Direito, a Viticultura, a Enologia e a Economia, com olhares sobre a biodiversidade, as alterações climáticas, a sustentabilidade e os desafios tecnológicos e da transformação digital que manterão a Região Demarcada do Douro com vitalidade, dinamismo e capacidade de resposta a constantes mutações.

Em diálogo entre Memória e Futuro, além dos temas propostos acima, discutiremos as motivações relacionadas com o gosto e as preferências dos consumidores, o papel do vinho na nutrição e saúde, como se garante a sua qualidade e genuinidade, como se faz a defesa das marcas, qual o papel do enoturismo, como adotar estratégias de comunicação mais eficazes…

Assim, sustentados na Memória, mas com os olhos no Futuro, queremos traçar novos rumos.

Destinatários

O Congresso terá maioritariamente um âmbito técnico-científico, estando também aberto à comunidade que se interessa pelo conhecimento da Região Demarcada do Douro e seus vinhos.

As áreas a abordar têm como temas centrais a Viticultura, a Enologia, a Economia, o Direito, a História, a Sociologia, entre outros, perspetivadas num diálogo entre memória e futuro.

Os destinatários serão gestores das empresas vitivinícolas, viticultores, enólogos, juristas, sociólogos, historiadores, economistas, e todos os cidadãos interessados e implicados nas áreas temáticas assinaladas.

Além de intervenções com vincado cariz científico, haverá espaço para apresentações breves, com carácter de divulgação, orientadas para a prática quotidiana das empresas, ou para a apresentação rápida de projetos em desenvolvimento, em que se mostre o que de mais promissor se faz para o progresso do setor vitivinícola.

As visitas técnicas a empresas na Região Demarcada do Douro constituirão uma oportunidade para um contacto direto com a realidade vitivinícola.

Submissão de Trabalhos

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P. e a Comissão Organizadora do Congresso Douro Porto 2020 – Memória com Futuro convidam todos aqueles que se identifiquem com os desafios da Região Demarcada do Douro, a sua memória, os seus vinhos e o seu futuro, a remeterem propostas de comunicações científicas ou de divulgação nas várias áreas de conhecimento, a enquadrar em eixos principais como Território, Gentes, Vinha, Vinho e Mercados.

→ Mais informações ←

→ Site do Evento ←

Comente este artigo
Anterior Índice de preços de produtos agrícolas no produtor cresce em Fevereiro de 2020
Próximo Câmara de Amarante pede ajuda a agricultores para combater a pandemia

Artigos relacionados

Nacional

Fogos de outubro de 2017 provocaram 50 mortos e danos em 1.500 casas e 500 empresas

Metade dos óbitos ocorreu no distrito de Coimbra (13 das quais no concelho de Oliveira do Hospital e 12 nos municípios de Arganil, […]

Últimas

Boletim Climatológico Sazonal – Inverno 2019/2020

O inverno 2019/20 (dezembro 2019, janeiro e fevereiro 2020) em Portugal continental classificou-se como extremamente quente e seco (Figura 1).

Foi o 2º inverno mais quente desde 1931 (mais quente foi registado no ano de 1990). […]

Últimas

CANCELADO – IV Congresso sobre Fisiologia Vegetal – 17 de março – Caldas da Rainha

IV Congresso sobre Fisiologia Vegetal – 17 de março – Caldas da Rainha […]