Índice de preços de produtos agrícolas no produtor cresce em Fevereiro de 2020

O índice de preços de produtos agrícolas no produtor, em Fevereiro de 2020, registou uma variação positiva nos suínos (+43,4%), ovos (+11,9%), ovinos e caprinos (+0,8%), frutos (+0,3%) e aves de capoeira (+0,2%), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Março de 2020.

Pelo contrário, registou-se uma diminuição no índice de preços da batata (-32,6%), azeite a granel (-15,3%), hortícolas frescos (-8,7%), bovinos (-2,3%) e plantas e flores (-2,1%).

Em relação ao mês anterior verificou-se um acréscimo no índice de preços da batata (+26,3%), azeite a granel (+14,9%), ovos (+5,4%), aves de capoeira (+4,2%) e frutos (+1,0%), e um decréscimo no índice de preços dos hortícolas frescos (-7,4%), plantas e flores (-2,4%), suínos (-2,0%) e ovinos e caprinos (-1,4%). Os bovinos não registaram qualquer variação.

Índice de preços dos meios de produção na agricultura

Acrescenta o INE que, em Dezembro de 2019 assistiu-se a um aumento de 0,6% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente causado, principalmente, pela evolução do índice de preços da energia e lubrificantes (+4,3%), que mais do que compensou a diminuição do índice de preços das sementes e plantas (-6,4%).

Em comparação com o mês anterior verificou-se um aumento de 0,1% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente devido, sobretudo, à variação do índice de preços da energia e lubrificantes (+0,5%).

No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se uma variação positiva de 2,2%, devida, principalmente, ao aumento do índice de preços das máquinas de colheita (+2,8%) e motocultivadores e outro material de 2 rodas e tractores (ambos com +2,1%); em relação ao mês anterior observou-se uma variação negativa de 0,2%.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Fruit Attraction 2020 - 20 a 22 de outubro - Madrid
Próximo Congresso Douro & Porto 2020 - Memória com Futuro - 10 a 12 de novembro - Porto

Artigos relacionados

Sugeridas

Nota sobre Inseticidas Biológicos à base de Bacillus thuringiensis

A partir da cultura industrial da bactéria Bacillus thuringiensis, preparam-se alguns inseticidas biológicos com muito interesse no […]

Dossiers

UE exige rastreabilidade na oliveira e amendoeira

A nova legislação europeia relativa aos tipos de espécies vegetais para plantação exige um código de rastreabilidade nos passaportes fitossanitários de oito espécies, onde se incluem a oliveira (Olea europaea) e a amendoeira (Prunus dulcis). […]

Últimas

As chuvas de dezembro trouxeram madeira até às praias da Figueira da Foz. A Câmara está a limpar e diz que não multa quem quiser levar

As inundações na região a montante da Figueira da Foz, litoral do distrito de Coimbra, e o forte caudal do rio Mondego, […]