O AgroBioTech resulta de uma parceria entre a CAP e a P-BIO e tem como meta criar uma estratégia comum que tire proveito das capacidades já instaladas em Portugal quer na biotecnologia, quer na agricultura. Desta forma, pretende-se a modernização da produção agro-alimentar e florestal assim como a competitividade do setor, através do desenvolvimento de produtos diferenciados e de soluções para o aumento de rendimento e valorização dos recursos.
Foi neste cenário que surgiu a necessidade de elaborar um estudo sobre a aplicação e utilização da biotecnologia na agricultura com o objetivo de desenvolver uma estratégia comum para fomentar a inovação biotecnológica no sector agrícola e agro-alimentar, mapeando as iniciativas, produtos e modelos de negócio.
O AgroBioTech, numa primeira fase, mapeou e compilou os principais atores que desenvolvem soluções biotecnológicas aplicadas aos setores agrícola, agroalimentar e florestal portugueses. Também caracterizou as soluções, as iniciativas, os produtos, os modelos de negócio, barreiras e oportunidades de inovação biotecnológica aplicada a estes setores a nível nacional. A análise de toda esta informação recolhida foi refletida num documento de posição conjunto, com o intuito de influenciar junto das autoridades nacionais com competências nesta área, a aplicação das políticas e mecanismos que melhor contribuam o desenvolvimento e a incorporação desta inovação.
As conclusões deste projeto serão apresentadas no Colóquio AgroBioTech: uma estratégia para a agrobiotecnologia em Portugal, no próximo dia 6 de dezembro na sala Tejo, no CNEMA em Santarém.