Ao palco da Gala Vinhos do Tejo 2022, subiram os melhores em quatro iniciativas distintas: Concurso de Vinhos, Prémios Vinhos do Tejo, Tejo Gourmet e Tejo Anima.
A Gala Vinhos do Tejo 2022 premiou no último sábado os vinhos do Tejo, os seus agentes económicos e personalidades, a sua harmonização com a gastronomia nacional e internacional, o enoturismo e as valências que mais se destacaram este ano na região. O evento é promovido pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e pela Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo e reuniu mais de 300 pessoas no Hotel dos Templários, em Tomar. No Concurso Vinhos do Tejo, uma das quatro iniciativas com entrega de prémios na gala, quatro empresas venceram com mais do que um vinho: Casal Monteiro, Enoport e Agrovia.
Depois de dois anos de pandemia, o evento regressou ao formato jantar e para além dos já habituais galardões (Prémios Vinhos do Tejo e Concurso Vinhos do Tejo) subiram ao palco os vencedores do concurso de vinhos e iguarias Tejo Gourmet e os eleitos no prémio Tejo Anima.
Na sua 12.ª edição, o Concurso Vinhos do Tejo contou com 166 amostras. Dessas tiveram direito a Medalha Excelência, o Zé da Leonor Reserva Tinto 2020, da Casa Agrícola Rebelo Lopes, e o Quinta do Casal Monteiro Grande Reserva Fernão Pires Branco 2019, da Quinta do Casal Monteiro, que já na edição de 2021 tinha subido ao palco para receber o mesmo prémio mas com o seu Grande Reserva Tinto.
Foram nove os vinhos distinguidos com Grande Medalha de Ouro, com a Enoport Wines a destacar-se com três deles: dois Cabeça de Toiro Grande Reserva, o Branco 2019 e Tinto 2017, e o Quinta São João Batista Grande Reserva Tinto 2018. O agente económico Agrovia conseguiu duas medalhas para a sua Quinta da Lapa, atribuídas ao Reserva branco 2019 e ao Touriga Nacional Reserva Tinto 2018. O mesmo aconteceu com […]