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– 07-04-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Cartaxo: Presidente CM recusa ataque ao sector do vinhoPerante as recentes declarações públicas que apresentam uma poss�vel redu��o da taxa de alcoolemia, culpabilizando o sector do vinho por ser o respons�vel pelo elevado n�mero de acidentes rodovi�rios em Portugal, Paulo Caldas, Presidente da C�mara do Cartaxo, não aceita este ataque feito ao sector vitivin�cola. Para Paulo Caldas, �baixar a taxa de alcoolemia, atacando o vinho, � um grande erro�, sobretudo porque este não representa a principal bebida consumida em Portugal, existindo igualmente no mercado outras bebidas mais apreciadas pelos jovens, como a cerveja e as bebidas brancas, para além do que os casos de morte nas estradas estáo relacionados com m�ltiplos factores, que não directamente o excesso de �lcool e muito menos motivados pela ingestáo exagerada de vinho. Por outro lado, o Presidente do Munic�pio defende que o vinho dever� ser antes interpretado como um dos principais eixos estratégicos para o país, que, dadas as suas potencialidades e tradi��es vitivin�colas, dever� enquadrar estrategicamente o vinho nas suas principais vertentes tur�sticas. Tal como Paulo Caldas, Vasco d�Avillez, Presidente da ViniPortugal, aproveitou a notícia, na apresentação da XVIII Festa do Vinho, realizada ontem na ViniPortugal, para defender que o consumo da cerveja, por exemplo, � bem mais superior ao do vinho, pelo que considerou importante uma nova posi��o do Governo quanto a esta matéria. Da mesma forma, o Presidente da ViniPortugal refor�ou a necessidade da continua��o da promo��o do vinho, enquanto elemento dinamizador dos locais onde este produto se assume como factor de desenvolvimento regional. Como forma de divulgar os principais locais tur�sticos do Concelho, Paulo Caldas anunciou Também, na última reuni�o camar�ria, a candidatura do Munic�pio do Cartaxo ao programa PIQTUR, que permite beneficiar de um investimento na ordem dos 250 mil euros aplicados � requalifica��o tur�stica. Um projecto que irá proporcionar a valoriza��o das informações tur�sticas do Concelho, designadamente, das casas agr�colas, adegas, quintas, entre outros. Cartaxo, 6 de Abril de 2006
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