Caos, dizem os espanhóis. El Mundo profetiza fim da carreira política de António Costa

Caos, dizem os espanhóis. El Mundo profetiza fim da carreira política de António Costa

[Fonte: Observador]

O diário espanhol escreve esta quarta-feira que “gestão desastrosa da tragédia” pode colocar um ponto final na carreira política do Primeiro Ministro.

“Caos no maior incêndio da história de Portugal: 64 mortos, um avião fantasma e 27 aldeias evacuadas”. É este o título do artigo do El Mundo que esta quarta-feira sintetiza o quarto dia de combate aos fogos que continuam a arder no centro do país — e onde o jornal espanhol profetiza o fim da carreira política de António Costa, à custa de uma “gestão desastrosa da tragédia”.

A evidente falta de coordenação entre as autoridades, tanto a nível dos trabalhos de extinção, como da comunicação com os media, provocaram uma enxurrada de críticas à gestão do desastre por parte do Governo do primeiro-ministro António Costa, e em particular da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, a menos de quatro meses das eleições legislativas em Portugal”.

Também critica explicitamente o episódio dos bombeiros da Galiza impedidos de ajudar e recambiados para casa pela ministra da Administração Interna: “De forma inexplicável, ao mesmo tempo que o incêndio se expandia e os bombeiros lusos reconheciam estar a ser derrotados pelas condições do terreno, a ministra Urbano de Sousa vetava a entrada de uma coluna de 60 bombeiros galegos no território português. A ministra confirmou que tinha recusado a ajuda, assegurando que ‘já havia um excesso de voluntarismo’ no terreno”.

 

Comente este artigo
Anterior Opinião: PDM e segurança
Próximo Relatório preliminar de estragos deve estar concluído no sábado

Artigos relacionados

Últimas

Arrigoni apresenta soluções de proteção para os pequenos frutos

A Arrigoni, uma das maiores empresas internacionais no setor de têxteis técnicos para a agricultura, esteve entre os principais participantes da edição de 2019 do Global Berry Congress, […]

Nacional

Vintages 2017 da Churchill’s com 96 pontos na Wine Spectator

O Churchill’s Vintage Port 2017 e o Quinta da Gricha Vintage Port 2017 receberam recentemente 96 pontos de James Molesworth, editor senior da Wine Spectator. […]