Relatório preliminar de estragos deve estar concluído no sábado

O relatório preliminar dos estragos provocados pelo incêndio de Pedrógão Grande em habitações, na floresta e terrenos agrícolas deverá estar concluído depois de amanhã, disse hoje o presidente da autarquia local.
“Vamos fazer um levantamento até sábado, para se criar um relatório preliminar, para depois elaborar para a semana, princípio da próxima semana, o relatório final”, afirmou Valdemar Alves.
Em declarações no final de uma reunião que decorreu ao longo da manhã e que juntou cerca de 40 pessoas, incluindo técnicos do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, agricultura, florestas, segurança social e autarquias, o autarca explicou que foram criados três grupos – um por cada um dos concelhos mais atingidos pelo incêndio (Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira da Pera) – que serão coordenados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), por determinação do Governo.
Os grupos estão a trabalhar no levantamento dos estragos “para ver tudo o que aconteceu. Estragos nas casas de primeira habitação, segunda habitação, a parte da indústria, a parte florestal, a parte agrícola e as [necessidades das] pessoas, essencialmente”, frisou o autarca.
Valdemar Alves reafirmou que no seu concelho cerca de 95% da floresta e zona agrícola foi destruída pelo incêndio que eclodiu ao início da tarde de sábado e que foi dado como dominado na quarta-feira, provocando pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.
“A destruição é total”, lamentou.

Comente este artigo
Anterior Caos, dizem os espanhóis. El Mundo profetiza fim da carreira política de António Costa
Próximo Pampilhosa e Góis indignados com exclusão do fundo de revitalização

Artigos relacionados

Nacional

Surgimento da Xylella fastidiosa na Europa

A globalização e as alterações climáticas estão a deslocalizar a distribuição geográfica de pragas e doenças de plantas, levando ao seu aparecimento em […]

Últimas

O que são prebióticos?

Qual a diferença entre pre e probióticos na proteção de plantas? Alejandro de Las Casas, Deputy CEO do grupo Kimitec, explica. […]

Últimas

Protesto de agricultores corta trânsito em troço da autoestrada espanhola com ligação ao Algarve

Várias dezenas de veículos e mais de uma centena de pessoas cortaram hoje a autoestrada espanhola A49, que liga as regiões da Andaluzia e do Algarve, […]