ASAE apreende 4 265 litros de azeite “biológico” por suspeita de fraude alimentar

ASAE apreende 4 265 litros de azeite “biológico” por suspeita de fraude alimentar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), realizou no âmbito da segurança alimentar e na sequência de uma notificação inserida no Sistema de Assistência e Cooperação Administrativa para a Fraude Alimentar – AAC System a uma fiscalização numa empresa produtora e embaladora de azeite localizada no concelho de Beja.

No decurso da ação foi detetada a falta de rastreabilidade de azeite comercializado pelo operador económico como sendo “Biológico”, sem estarem reunidas condições para tal, tendo-se procedido à colheita de amostras do produto para análise e confirmação da sua genuinidade bem como proceder à deteção de eventual presença de pesticidas.

Foi instaurado processo de contraordenação e procedeu-se à apreensão cautelar de 4.265 litros de azeite, cujo valor da apreensão ascende a € 28.100,00, calculado de acordo com os valores fornecidos pelo operador.

Esta Autoridade continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e de forma a garantir a segurança alimentar dos produtos.

ASAE, 14 de agosto de 2019

Comente este artigo
Anterior Dois fogos em Pombal mobilizam 350 operacionais e 10 meios aéreos
Próximo Padaria lituana procura tecnologia de automatização de fabricação de biscoitos

Artigos relacionados

Comunicados

Iniciativa Pró-Montado Alentejo

Adaptar, Restaurar e Expandir os Montados de Sobro e de Azinho no Alentejo é um imperativo de defesa nacional […]

Comunicados

MILLENNIUM bcp reforça aposta no setor agrícola

O Millennium bcp acaba de assinar um acordo de parceria com a Agro.Ges – Sociedade de Estudos e Projetos – uma consultora do setor agrícola, com o objetivo de promover e dinamizar a estratégia de crescimento do Banco neste setor.
“Esta parceria é um passo muito importante para o Millennium bcp, […]

Comunicados

Governo reforça apoio aos agricultores afetados pela seca

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinou já a portaria que estabelece as condições de acesso a uma nova linha de crédito, destinada a ajudar os produtores pecuários. Em causa estão apoios destinados à alimentação animal, tendo em conta que “a situação de seca extrema ou severa em que Portugal continental se encontra, […]