ASAE apreende 4 265 litros de azeite “biológico” por suspeita de fraude alimentar

ASAE apreende 4 265 litros de azeite “biológico” por suspeita de fraude alimentar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), realizou no âmbito da segurança alimentar e na sequência de uma notificação inserida no Sistema de Assistência e Cooperação Administrativa para a Fraude Alimentar – AAC System a uma fiscalização numa empresa produtora e embaladora de azeite localizada no concelho de Beja.

No decurso da ação foi detetada a falta de rastreabilidade de azeite comercializado pelo operador económico como sendo “Biológico”, sem estarem reunidas condições para tal, tendo-se procedido à colheita de amostras do produto para análise e confirmação da sua genuinidade bem como proceder à deteção de eventual presença de pesticidas.

Foi instaurado processo de contraordenação e procedeu-se à apreensão cautelar de 4.265 litros de azeite, cujo valor da apreensão ascende a € 28.100,00, calculado de acordo com os valores fornecidos pelo operador.

Esta Autoridade continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e de forma a garantir a segurança alimentar dos produtos.

ASAE, 14 de agosto de 2019

Comente este artigo
Anterior Dois fogos em Pombal mobilizam 350 operacionais e 10 meios aéreos
Próximo Padaria lituana procura tecnologia de automatização de fabricação de biscoitos

Artigos relacionados

Sugeridas

VITIS 2017-2018 – Ajustamento da dotação orçamental

Informa-se que foi publicado um novo aviso relativo à campanha VITIS 2017/2018.
Para mais informação poderá consultar a Portaria n.º 320/2016, […]

Comunicados

Associação Nacional de Proprietários Rurais organizou um “National Geographic” à portuguesa

Terminou esta sexta feira o segundo campo de férias para crianças sobre “Caça e Conservação da Natureza”, organizado pela ANPC – Associação Nacional de Proprietários Rurais, […]

Sugeridas

Produção de azeitona para azeite pode sofrer quebra superior a 20%

A produção de azeitona para azeite deverá registar, este ano, uma quebra que pode superar 20% em algumas regiões, mas na próxima campanha e até 2022 poderá atingir 180 mil toneladas, […]