Ainda antes da eliminação do IVA em 46 bens essenciais, os preços dos alimentos em Abril deixaram de subir. Contudo, a inflação homóloga destes produtos continua acima de 15%.
Ao fim de 18 meses consecutivos de subidas, os preços dos alimentos em Portugal registaram em Abril a sua primeira descida. Um recuo muito ligeiro dos preços, de apenas 0,1%, que ocorreu, na sua grande maioria, antes da introdução do IVA zero nos bens alimentares essenciais.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta quinta-feira que os preços dos bens e serviços em Portugal registaram, durante o passado mês de Abril, uma subida de 0,6%, o que permitiu que a taxa de inflação homóloga em Portugal diminuísse de 7,4% em Março para 5,7% em Abril.
Estes dados tinham sido apresentados na estimativa rápida publicada pelo INE no final de Abril e revelam, no cálculo da inflação homóloga, o elevado efeito base registado em Abril. Nesse mês do ano passado, devido ao início da guerra na Ucrânia, os preços tinham subido de forma muito acentuada e isso reflecte-se agora numa descida, em Abril deste ano, da taxa de variação face ao mesmo mês do ano passado.
De qualquer forma, são também evidentes os sinais de recuos dos preços de alguns bens depois de vários meses consecutivos de fortes subidas. E a principal novidade, em Abril, surgiu nos bens alimentares, cujos preços registaram uma variação mensal […]