A abóbora é um fruto da aboboreira (Cucurbita spp), uma espécie de planta pertencente ao gênero cucurbita e membro da família das Cucurbitáceas da qual também fazem parte as melancias, os melões e até mesmo os chuchus. Cultivadas no mundo todo por ser uma fruta muito saborosa e nutritiva, e até mesmo por fins ornamentais, a abóbora faz parte da categoria dos maiores e mais pesados frutos do mundo. Acredita-se que a abóbora seja provavelmente nativa do México e do sul dos Estados Unidos e fazia parte da alimentação das civilizações Maia, Asteca e Inca.
A época de plantação difere consoante o tipo/variedade e estende-se de abril a setembro. Cultiva-se em todo o território e em quase todos os tipos de solo, preferindo, no entanto, solos pesados de ph neutro ou ligeiramente ácidos bem drenados.
As abóboras são cultivadas em clima quente (temperatura entre 20 a 35ºC), pois todas as espécies são sensíveis as geadas (não sobrevivem a temperaturas abaixo de 10°C). A rega é outro fator crucial ao longo do ciclo cultural. As fases de floração e de vingamento dos frutos são especialmente sensíveis à falta de água
Existem vários tipos de abóbora que são consumidos, os mais conhecidos são as variedades butternut, moranga e a tipo francesa.
Segundo a FAOSTAT em 2021, o maior produtor de abóboras é a China (7,4 milhões de Ton), com uma produção cerca de 5,6 vezes superior à do segundo maior produtor, a Ucrânia (1,3 milhões Ton), seguida pela Rússia (1,1 milhões de Ton) e os Estados Unidos da América (1 milhão de Ton).
→ Aceda aqui ao documento ←
Fonte: Agrogarante
Análise Setorial da Agrogarante: Subsetor – Maçã – dezembro 2022