Google+
A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, o novo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), que define novas regras de limpeza das faixas de gestão de combustíveis.
O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios terá uma validade de dez anos e tem como objetivo principal preservar a mancha florestal, que ocupa metade dos 216 quilómetros quadrados do concelho, tendo grande peso na economia local e no setor primário.
O PMDFCI “é constituído por dois cadernos técnicos onde é efetuado o diagnóstico do concelho de Anadia em matéria de Defesa da Floresta Contra Incêndios, seguindo-se a respetiva prescrição através de cinco eixos estratégicos”, refere a autarquia presidida pela independente Teresa Cardoso.
Entre estes “eixos estratégicos” destaca-se “o aumento da resiliência do território aos incêndios rurais; redução da incidência dos incêndios rurais; melhoria da eficácia do ataque e da gestão dos incêndios rurais; recuperação e reabilitação dos ecossistemas; e adaptação de uma estrutura orgânica funcional e eficaz”.
O documento, que recebeu parecer vinculativo positivo do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, foi aprovado por unanimidade em reunião de Assembleia Municipal, no dia 28 de Fevereiro.
Fonte: Sapo.pt