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– 21-07-2012 |
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Alimenta��o: 80% das frutas e legumes vendidos nos hipermercados são nacionais
Cerca de 80 por cento dos produtos hortofrut�colas dispon�veis nas grandes superf�cies são produzidos em Portugal, segundo dados da Associa��o Portuguesa de Empresas de Distribui��o (APED). A APED salienta que as empresas de distribui��o trabalham com mais de 8.000 agricultores e organizações sectoriais, mas aponta ainda alguns problemas ao setor, nomeadamente a disponibilidade de produtos nacionais durante todo o ano decorrente da sazonalidade da produ��o. Os distribuidores consideram Também que � necess�rio que ambos os sectores melhorem a efici�ncia das suas estruturas para fazer face �s exig�ncias do mercado e promover parcerias que garantam o escoamento com continuidade de oferta ao consumidor. De acordo com a APED, a escolha de parceiros nacionais tem algumas vantagens: melhor conhecimento das prefer�ncias dos consumidores portugueses, frescura dos produtos devido � log�stica dos transportes e menos custos ambientais. A produ��o e a distribui��o t�m mantido rela��es tensas que pioraram em Maio, devido �s promo��es de uma grande cadeia de hipermercados. Na altura, os agricultores questionaram as elevadas margens da distribui��o e queixaram-se de estar a pagar os descontos oferecidos aos clientes e a ministra da Agricultura admitiu ser necess�rio regular as rela��es contratuais na cadeia alimentar. O Governo criou no ano passado uma Plataforma de Acompanhamento das Rela��es na Cadeia Agro-alimentar (PARCA) que integra várias entidades representativas desta cadeia, como os representantes da ind�stria (CIP), dos agricultores (CAP e CNA) e da distribui��o (APED). No seu primeiro relatério, divulgado em Maio, a PARCA concluiu que �a produ��o agr�cola não conseguiu fazer repercutir nos pre�os de venda o grande aumento dos custos de produ��o, o que teve um impacto fortemente negativo sobre as margens dos agricultores�, j� que o pre�o impl�cito no produto agr�cola teve uma diminui��o real de 26 por cento entre 2005 e 2011. A PARCA acrescenta que �as dificuldades dos agricultores em repercutir nos respectivos pre�os de venda o grande aumento dos custos de produ��o� condizem com a análise da Autoridade da Concorr�ncia aos contratos entre celebrados entre distribuidores e fornecedores e que revelam �um desequil�brio negocial entre as duas partes, com preponder�ncia para os primeiros�. Fonte: Lusa
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