O Governo decidiu alargar por 24 horas as candidaturas ao Pedido Único, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), cujo prazo terminava hoje, após terem sido registados constrangimentos na plataforma de submissão.
“A senhora ministra da Agricultura e Alimentação informa que o prazo de entrega de candidaturas ao PEPAC 23.27 foi prorrogado por 24 horas, até às 24:00 de amanhã [terça-feira], dia 01 de agosto”, lê-se numa nota enviada à Lusa.
O ministério da Agricultura decidiu voltar a alargar o prazo, após terem sido detetados, na sexta-feira, constrangimentos na plataforma de submissão.
Com esta prorrogação, “todos os agricultores terão a oportunidade de submeter, de modo mais eficaz, as respetivas candidaturas, sem penalização do prazo”, sublinhou.
Na mesma nota, o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes reiterou continuar a contar com as confederações agrícolas para finalizar as candidaturas e, consequentemente, permitir o acesso aos apoios.
Até 18 de julho, foram submetidas 160.000 candidaturas ao Pagamento Único (PU) e o Governo já disse esperar valores próximos aos atingidos no ano passado (186.000).
No início do mês, a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CNA) e a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) manifestaram, num comunicado conjunto, a sua “profunda preocupação com o atual processo de candidaturas”, lamentando a “muito baixa percentagem de execução”.
O PU é um pedido de pagamento direto das ajudas que fazem parte dos regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e Controlo.
Este pedido abrange os pagamentos diretos, os apoios associados, ecorregimes, desenvolvimento rural, pagamentos da rede natura, a manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e as medidas florestais.
Prorrogação prazo de candidatura PU2023 até às 24H do dia 1 de agosto