A Terra e os Homens – Episódio 3

“O episódio três de “A Terra e os Homens” debruça-se sobre as novas orientações da Política Agrícola Comum (PAC), a forma como tem sido encarada pelo público e agricultores e o seu impacto no futuro da atividade agrícola.

Até 1992, a agricultura europeia enfrentava vários problemas a nível de acumulação de excedentes, custos orçamentais, estagnação de rendimentos e críticas externas contra o protecionismo europeu. De forma a tentar dar uma resposta global aos problemas agrícolas e solucionar questões políticas, foi implementada a reforma da PAC.

Ao mesmo tempo que os efeitos da reforma se começaram a fazer sentir, a comunidade decidiu aplicar várias outras medidas de acompanhamento e de desenvolvimento das zonas rurais. Através da sua implementação, a filosofia da PAC foi significativamente alterada e ajudou a que a agricultura fosse reconhecida como uma atividade multifuncional, onde não só produz, como presta serviços.

Apesar da falta de clareza dos objetivos da PAC junto do público, dos muitos erros e defeitos que lhe são apontados e da desconfiança com que foi recebida, de uma forma geral os agricultores defendem a sua manutenção e consideram-na um instrumento essencial na defesa dos seus interesses e na sua existência.

Neste programa foram convidados o ex-ministro da Agricultura Álvaro Barreto, o engenheiro agrónomo Gomes da Silva e o professor universitário Francisco Avillez, que fizeram um balanço geral da PAC e das medidas de acompanhamento. O engenheiro agrónomo Sevinate Pinto ficou responsável pelo comentário da semana.”

Comente este artigo
Anterior Federação Agrícola diz que eurodeputado afeto aos Açores vai ter “esforço redobrado”
Próximo 5º Simpósio: Produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável - 7 de junho - Beja

Artigos relacionados

Vídeos

Faça Chuva Faça Sol – T.2 Ep. 19

Neste programa conhecemos a realidade vitivinícola nacional, passando pelo Douro […]

Vídeos

Oficina Técnica de Mecanização adaptada à fruticultura

O COTHN, em colaboração com a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural / Rede Rural Nacional e a Escola Superior Agrária de Elvas, realizou em Alcobaça, no dia 31 de maio, a “Oficina Técnica de Mecanização […]