[Fonte: FCT] O 5º Simpósio “Produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável”, a realizar a 7 de junho de 2019, na Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Beja, pretende constituir-se num fórum de discussão técnica e científica face aos desafios económicos, sociais e ambientais na perspetiva da sustentabilidade dos sectores agrícola, alimentar.
Não é possível conceber o mundo sem produção de alimentos e é incontestável o papel da agricultura e da pecuária na sobrevivência do ser humano. A cada dia, novos produtos e serviços são pensados, desenvolvidos e oferecidos. O ritmo de produção e do consumo muitas vezes provoca uma exploração excessiva dos recursos naturais, no entanto hoje, existem opções de tecnologias sustentáveis capazes de oferecer benefícios à sociedade e ao meio ambiente, alterando profundamente os processos de fabrico.
Hoje em dia sistemas agroindustriais enfrentaram diversos desafios complexos: duplicar a produção de alimentos para fazer face ao crescimento exponencial da população, garantindo a segurança alimentar; Aumentar o rendimento das culturas sem aumentar a área de produção; Reduzir os custos de produção e o impacto ambiental promovendo a biodiversidade; Diminuir os consumos de água e de energia; Lidar com o impacto das alterações climáticas. Adicionalmente existem ainda os desafios colocados pela transformação digital. As novas tecnologias de informação e comunicação relacionadas com a agricultura de precisão, desempenham cada vez mais um papel importante para fazer face a estes desafios.
A eficiência no uso de recursos (água, energia e matérias-primas) é uma componente essencial para uma agroindústria mais competitiva e sustentável, quer a nível ambiental quer a nível económico.
Para que a disseminação de práticas sustentáveis, e o consequente incentivo para que as empresas agrícolas e de processamento alimentar, assumam com sucesso o protagonismo de iniciativas de gestão integrada, o reforço da investigação científica e tecnológica é fundamental.
Assim, neste evento professores, investigadores, estudantes e outros profissionais, partindo de bases conceptuais, irão apresentar e debater trabalhos de índole científica e tecnológica que vêm desenvolvendo no âmbito de Projetos de Investigação, com vista ao exercício de uma cidadania ativa centralizada na “Produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável”.