11.ª Edição do ICOP contou com Organizações de Produtores de 17 países

11.ª Edição do ICOP contou com Organizações de Produtores de 17 países

Na passada semana, entre o dia 23 e 25 de Novembro, realizou-se pela primeira vez em Portugal o congresso internacional das organizações de produtores, de frutas e legumes. Foi a edição que registou um maior número de participantes e mais países. Marcaram presença 180 delegados de 17 países europeus.

Na 4.ª feira, dia 23, os participantes internacionais percorreram Lisboa, parando no Terreiro do Paço e em Belém, visitaram o Continente Vasco da Gama e o El Corte Inglés. O jantar de networking no By the Wine serviu de pontapé de saída para algumas reuniões num ambiente descontraído e a saborear alguns vinhos portugueses.

No dia da conferência, dia 24, contámos com a presença do Sr. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, que participou na sessão de abertura. Os trabalhos decorreram no centro de conferências do Hotel MyRiad, no Parque das Nações, e debateram-se tendências de mercado, exemplos de algumas empresas europeias, legislação europeia e nacional, nos diferentes países, e o futuro das Organizações de Produtores.

No final do dia houve tempo para reuniões B2B que permitiram estreitar as ligações comerciais entre as empresas presentes.

No último dia de trabalhos houve uma visita à central logística da Sonae, na Azambuja, uma visita à Hortapronta, Lusopera e a Alqueva.

O programa foi extremamente diversificado e o feedback dos participantes foi altamente positivo.

Esta iniciativa da Portugal Fresh, da FNOP e da empresa Austríaca GFA permitiu dar uma imagem muito positiva da produção nacional, dos empresários portugueses e do potencial do país.

Iniciativas deste género projectam o país e atraem investimento estrangeiro para Portugal.

Uma fantástica iniciativa FRESH que contribuirá para atingirmos os 2.000 milhões de euros de exportação em 2020!

Comente este artigo
Anterior Producing Fuel and Feeds – a matter of security and sustainability for Europe
Próximo Proyecto del Reglamento Europeo de Fertilizantes UE

Artigos relacionados

Fitofarmacêuticos

ANIPLA e ANPROMIS debatem produção fitossanitária e produtividade no sector agrícola

 
A ANIPLA e a ANPROMIS promoveram, no passado dia 8 de Fevereiro, um painel sobre produtividade e a importância da protecção fitossanitária para o sector, no âmbito do XI Congresso Nacional do Milho.

O debate foi moderado por José Diogo Albuquerque, administrador do Agroportal, […]

Comunicados

Trade in 2019: high stakes amid high uncertainty

[Fonte: Farm Europe]
Why has the truce been agreed and why has it hold so far? The answer should be found in the state of another big trade dispute, even more acute, between the US and China. The US has applied additional tariffs on a large part of Chinese imports, […]

Nacional

Governo disponibiliza 372 milhões até 2020 para adaptar o país às alterações climáticas

[Fonte: O Jornal Económico]

O Governo compromete-se em gastar 372 milhões para combater as alterações climáticas. Entre as metas estão a prevenção de incêndios florestais, melhoria da qualidade do solo ou gestão da água.

O Governo prevê uma despesa pública de 372 milhões de euros, […]