11.ª Edição do ICOP contou com Organizações de Produtores de 17 países

11.ª Edição do ICOP contou com Organizações de Produtores de 17 países

Na passada semana, entre o dia 23 e 25 de Novembro, realizou-se pela primeira vez em Portugal o congresso internacional das organizações de produtores, de frutas e legumes. Foi a edição que registou um maior número de participantes e mais países. Marcaram presença 180 delegados de 17 países europeus.

Na 4.ª feira, dia 23, os participantes internacionais percorreram Lisboa, parando no Terreiro do Paço e em Belém, visitaram o Continente Vasco da Gama e o El Corte Inglés. O jantar de networking no By the Wine serviu de pontapé de saída para algumas reuniões num ambiente descontraído e a saborear alguns vinhos portugueses.

No dia da conferência, dia 24, contámos com a presença do Sr. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, que participou na sessão de abertura. Os trabalhos decorreram no centro de conferências do Hotel MyRiad, no Parque das Nações, e debateram-se tendências de mercado, exemplos de algumas empresas europeias, legislação europeia e nacional, nos diferentes países, e o futuro das Organizações de Produtores.

No final do dia houve tempo para reuniões B2B que permitiram estreitar as ligações comerciais entre as empresas presentes.

No último dia de trabalhos houve uma visita à central logística da Sonae, na Azambuja, uma visita à Hortapronta, Lusopera e a Alqueva.

O programa foi extremamente diversificado e o feedback dos participantes foi altamente positivo.

Esta iniciativa da Portugal Fresh, da FNOP e da empresa Austríaca GFA permitiu dar uma imagem muito positiva da produção nacional, dos empresários portugueses e do potencial do país.

Iniciativas deste género projectam o país e atraem investimento estrangeiro para Portugal.

Uma fantástica iniciativa FRESH que contribuirá para atingirmos os 2.000 milhões de euros de exportação em 2020!

Comente este artigo
Anterior Producing Fuel and Feeds – a matter of security and sustainability for Europe
Próximo Proyecto del Reglamento Europeo de Fertilizantes UE

Artigos relacionados

Nacional

Presidente da Câmara de Viseu não quer show off: “Nunca fiz limpeza de matas, não vou simular que estou a fazer”

[Fonte: Observador]
O presidente da Câmara de Viseu vai faltar à limpeza de matas porque não é “um político de show off”. […]

Nacional

A FENAREG e o novo preço da água para Alqueva

Foi divulgada pelo Senhor Ministro da Agricultura a redução dos preços da água de Alqueva, decisão política que resulta do esforço conjunto com os Ministérios das Finanças e do Ambiente. […]