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– 18-04-2009 |
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Vinhos: Primeiro-ministro pede a empres�rios que apostem no sectorO primeiro-ministro Jos� S�crates pediu ontem, em Viseu, aos empres�rios do sector dos vinhos para "arrega�arem mangas" e apostarem numa área em que "Portugal tem orgulho". "Este � um sector que melhorou muito" e "tem vinhos de alt�ssima qualidade", disse Jos� S�crates. "Vivemos uma das mais s�rias e profundas crises mundiais. Este � o momento para deixar uma palavra de confian�a, e dizer que � preciso investir", acrescentou o primeiro-ministro. Durante a cerimónia de assinatura de contratos de atribui��o de verbas para promo��o de vinhos portugueses fora da União Europeia, que decorreu durante a tarde de hoje no Solar do D�o, em Viseu, o primeiro-ministro sublinhou que "Portugal tem orgulho no sector do vinho". Jos� S�crates referiu que sempre que fez viagens ou desloca��es, "o sector dos vinhos foi sempre um dos que esteve presente, acrescentando prestágio a Portugal". "Queremos que [as exporta��es] subam. Temos de trabalhar na promo��o e os vinhos portugueses são de qualidade", acrescentou. Sobre os contratos hoje assinados, S�crates considerou que "permitem uma parceria estratégica entre Estado e empresas, para promover o vinho portugu�s, como forma de afirmar a agricultura e a economia portuguesa". O Ministro da Agricultura, Jaime Silva, real�ou que "o vinho � important�ssimo para a agricultura portuguesa. são 200 mil postos de trabalho, 600 milhões de euro de exportação por ano". "Curiosamente, num momento de crise, � um sector que mostra dinamismo, com um aumento das exporta��es", acrescentou. O programa de promo��o de vinhos em mercados de países terceiros � uma parceria com o sector privado, financiado publicamente com 16 milhões de euros, num investimento de 32 milhões de euros. De acordo com o ministro da Agricultura, "os mercados do norte da Europa, dos países escandinavos, Estados Unidos e Canad�" são os mercados priorit�rios. "Contrariamente ao que os sinais de crise d�o noutros sectores, estamos a crescer nos Estados Unidos e Canad�", disse Jaime Silva. O ministro referiu ainda que a "China e Rússia foram indicados como novos mercados, com potencialidade enorme de crescimento", mas onde � preciso come�ar por "fazer a pedagogia de consumo". As verbas que alicer�am este programa de promo��o de vinhos em mercados de países terceiros resultam de um envelope financeiro que Portugal conseguiu para apoiar o sector vitivin�cola, quando, em Dezembro de 2007, sob a presid�ncia portuguesa da União Europeia, se concluiu a reforma da Organiza��o Comum do Vinho.
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