|
|
|
|
|
– 14-05-2002 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Vinho Mateus Ros� muda imagem para aumentar quota de mercadoPorto, 13 Mai De acordo com o presidente da Sogrape, detentora da marca, a nova apresentação do Mateus Ros� está em estudo h� mais de dois anos, depois de estudos efectuados pela empresa terem apontado para "um certo envelhecimento do conceito, não s� em termos de apresentação, como de posicionamento". "Isto levou-nos a questionar tudo – o vinho, a embalagem e até as infra-estruturas de apoio – até chegarmos � nova embalagem, muito mais actual e virada para um consumidor jovem, que queremos cativar", afirmou Salvador Guedes. O objectivo � inverter a tend�ncia de estabiliza��o do volume de neg�cios da marca, cuja imagem, considerada "antiquada", não permitia fazer face � "crescente competitividade" do mercado de vinhos e ao "decréscimo global" do segmento ros�. Conforme explicou, a nova imagem do Mateus – j� testada em cinco mercados europeus – � a base de uma campanha publicit�ria que irá "arrancar a curto prazo" nos mercados nacional e internacional, com o slogan Drink Pink. Com 20 milhões de garrafas vendidas anualmente, o Mateus Ros� foi lan�ado em 1943 e � comercializado em 130 países, absorvendo o Reino Unido, Espanha, Dinamarca e Portugal – este �ltimo com 15 a 20 por cento das vendas totais – cerca 90 por cento das vendas. Gra�as � nova imagem, o Mateus surgirá agora numa garrafa "mais estilizada" e com uma "silhueta mais elegante", mantendo o Pal�cio Mateus no r�tulo, mas num formato mais reduzido, e com o log�tipo aplicado sobre o vidro. Segundo Salvador Guedes, o pr�prio vinho sofreu "ligeiros ajustamentos" que, por serem "pouco significativos", não seráo, contudo, notados pelo consumidor. Paralelamente, a estratégia de comunica��o do produto Também sofrer� altera��es, de forma a "tentar captar para a Mateus a categoria de vinhos ros�s". Com uma factura��o de 130 milhões de euros (26 milhões de contos) em 2001, a Sogrape – cujo portfolio inclui o Brandy Constantino, Esteva, Vinha Grande, Quinta da Leda, Reserva Ferreirinha e Duque de Viseu, entre outros – prev� para este ano um "forte aumento" das vendas, em grande parte devido � recente aquisi��o da marca de vinho do Porto Sandeman. "Esta aquisi��o, que está praticamente terminada, terá um grande impacto em termos de factura��o, mas tudo depende de quando � que vamos tomar conta da opera��o", explicou.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |