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– 16-02-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Vinho do Porto: Empresas insistem na defesa da propriedade intelectualPorto, 15 Fev A Comissão autorizou hoje a comercializa��o pela �frica do Sul de vinhos com as designa��es "Vintage", "Tawny" e "Ruby", acabando assim com as men��es tradicionais exclusivas até agora do Vinho do Porto. A "luz verde" � �frica do Sul surgiu depois do acordo estabelecido em Dezembro entre a União Europeia e os Estados Unidos, que Também autoriza aquele país a utilizar as designa��es tradicionais e que recebeu o voto contra de Portugal, Alemanha e �ustria. De acordo com Isabel Marrana, as empresas de Vinho do Porto v�o quinta-feira escrever novamente � Comissão Europeia e insistir no pedido feito em Dezembro de financiamento, com 10 milhões de euros, da promo��o de campanhas de esclarecimento que expliquem aos consumidores norte-americanos "que existe uma regi�o demarcada e um terreno onde se produz este vinho". De acordo com a respons�vel, a autoriza��o era j� esperada e por isso "não constituiu nenhuma surpresa" para os agentes do sector, mas � importante que se explique aos consumidores de todo o mundo a origem do Vinho do Porto. Para Isabel Marrana, em termos comerciais, a �frica do Sul � quase inexistente nas exporta��es de Portugal de Vinho do Porto, mas os seus clientes, países vizinhos e EUA, preocupam os produtores e comerciantes portugueses, sobretudo em rela��o �s vendas nos EUA. Contactado pela Lusa, o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto desvalorizou a medida autorizada hoje pela Comissão Europeia e contrap�s com o salto, que considerou "claramente positivo", relativamente � exclusividade da denomina��o "Port" ou "Porto" na �frica do Sul. "Deixou de ser poss�vel � �frica do Sul exportar e vender vinho com a denomina��o Port e isso � claramente positivo para Portugal em termos de comercializa��o do Vinho do Porto", defendeu Jorge Monteiro. Relativamente � informação ao consumidor, o respons�vel sublinhou igualmente a import�ncia de promover a regi�o demarcada internacionalmente, sobretudo nos EUA, onde existe um "grande mercado" que compra Vinho do Porto e que deve estar informado sobre as diferen�as entre a denomina��o "Port" e as designa��es "Vintage", "Tawny" ou "Ruby". Em Portugal, o Vinho do Porto representa 60 por cento do total de 500 milhões de euros anuais de exportação de vinhos.
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