O Mercadinho da Terra vai arrancar na sexta-feira, às 18:00, no Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares, um projeto do município para promover os produtores locais.
O Mercadinho da Terra vai decorrer na última sexta-feira de cada mês, ao final do dia, no Mercado Municipal, com o objetivo de “dar um apoio à produção local e sensibilizar a população para o consumo de produtos mais saudáveis, com origem conhecida e vindos diretamente da terra e sem qualquer tipo de intermediários”, disse à agência Lusa o presidente daquela autarquia do distrito de Coimbra, João Miguel Henriques.
Na sexta-feira, na inauguração da iniciativa, para além do mercadinho, haverá dança, música e teatro, num programa que se estende até às 23:00.
Nesta primeira edição, vão participar 25 produtores do concelho.
“Os produtores são convidados a participar e não pagam nada, porque o objetivo é o de apoiar a pequena produção”, explicou o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares.
Segundo João Miguel Henriques, houve um trabalho prévio do município juntamente com as juntas de freguesia na identificação de potenciais produtores interessados em participar no Mercadinho da Terra.
“Nós pretendemos não apenas ajudar os produtores na venda direta, mas teremos uma estratégia de comunicação, dando-os a conhecer ao comércio local, às IPSS [instituições particulares de solidariedade social] e à restauração”, de forma a promover cadeias de consumo mais curtas.
A maioria dos produtores que participam neste projeto “não vivem da agricultura”, tendo-a apenas como “uma segunda atividade”.
“Queremos dinamizar o setor primário e motivar as pessoas a utilizar a terra e a cultivar nos seus quintais, num momento em que a agricultura de subsistência tem vindo a ser abandonada”, notou João Miguel Henriques.