Único concurso internacional de azeites virgem extra realizado em Portugal é organizado pela Ovibeja

Único concurso internacional de azeites virgem extra realizado em Portugal é organizado pela Ovibeja

A 35ª Ovibeja, agendada para a semana de 27 de Abril a 01de Maio, já está a receber muitas manifestações de interesse nas várias temáticas em destaque.

O 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA OVIBEJA, já está em marcha e já conta com uma larga adesão. Esta competição, a única de âmbito internacional realizada em Portugal, tem vindo a ganhar, consecutivamente, grande prestígio, estando posicionado como o 1º melhor do mundo, a par do prestigiado “Mario Solinas”, reforçando os propósitos da ACOS e das entidades colaboradoras na sua organização.

Na 7ª Edição em 2017, foram apresentadas a concurso 150 amostras de azeites provenientes de 11 países. Portugal e Espanha foram os países mais representados. As outras geografias de onde foram rececionadas amostras foram: Itália, Grécia, Alemanha, Chile, Brasil, Israel, Eslovénia, Tunísia e Andorra. De sublinhar que o concurso Prémio CA Ovibeja ultrapassou já, em amostras e em países representados, o Concurso Mário Solinas, do Conselho Oleícola Internacional (COI).

O reconhecimento e projecção do concurso deve-se também ao profissionalismo e isenção dos membros do júri pelo facto de serem peritos reconhecidos pelo COI oriundos de diferentes países. Em 2017 o júri foi composto por um total de 40 jurados, reconhecidos pelo COI, representantes de 12 nacionalidades.

Com um leque variado de participantes, que vão desde sociedades olivícolas, a grupos empresariais, cooperativas e produtores individuais, o nível de qualidade do concurso torna-o cada vez mais apetecível também aos grandes grupos a operar na área oleícola, tanto de expressão nacional, como internacional.

As categorias a escrutínio são Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso. O regulamento do concurso, apresentado em português, francês, inglês e espanhol está disponível no site da Ovibeja, em www.ovibeja.pt.

A organização do concurso é da responsabilidade da Associação de Agricultores do Sul, que conta com a colaboração da Casa do Azeite.

Com a tónica da inovação aliada ao respeito e valorização das raízes do campo, são muitas as novidades que estão a ser preparadas para esta edição da Ovibeja.

 

Comente este artigo
Anterior Governo ajusta critérios de elegibilidade de pequenos investimentos agrícolas do PDR 2020
Próximo Oferta de Emprego - Mercadona - Porto

Artigos relacionados

Dossiers

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo – Espanha

A LabFerrer procura agrónomo português com experiência em sensores e instrumentos de medição.

Últimas

José Inácio Faria: “Que problemas criaria um partido animalista a quem já estava instalado na Assembleia da República? Zero, somos todos amigos dos animais. Mas um partido ecologista, cuidado”

O MPT, fundado pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles em 1993, garante que é o único partido verdadeiramente ecologista, ao contrário daqueles que agora surfam a onda da emergência climática, […]

Últimas

Cooperativa Agrícola de Boticas entrega subsídios aos criadores de pequenos ruminantes

A Cooperativa Agrícola de Boticas (Capolib) procedeu esta quarta-feira, dia 15 de Janeiro, à entrega das compensações financeiras aos criadores de pequenos ruminantes (caprinos e ovinos) do Concelho. […]