DGAV concede autorização excecional de ORTIVA para controlo da antracnose da batateira

DGAV concede autorização excecional de ORTIVA para controlo da antracnose da batateira

O fungicida ORTIVA da Syngenta encontra-se autorizado para o controlo da antracnose da batateira por um período de 120 dias. Concedida pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), esta autorização excecional de emergência foi solicitada pela Porbatata- Associação da Batata de Portugal.

O produto ORTIVA da Syngenta surge como uma solução para controlo da antracnose da batateira, doença para a qual não existem produtos autorizados em Portugal. A DGAV concede esta autorização excecional de emergência por um período de 120 dias, a contar de 19 de janeiro de 2018.

Está autorizada uma aplicação de ORTIVA, à dose de 3L/hectare, com volume de calda ultra baixo (de 80 – 150L/hectare), devendo o tratamento ser realizado à plantação, com equipamento especializado (plantador equipado com pulverizador), para aplicação na linha de sementeira.

«A aplicação deve ser dirigida ao solo à volta do tubérculo e não ao tubérculo, de modo a minimizar um possível atraso na emergência. Este tipo de aplicação não é eficaz quando usado em solos com elevado teor em matéria orgânica», recomenda a DGAV na autorização.

A antracnose é uma doença que afeta todos os órgãos da planta, nomeadamente as partes subterrâneas. O fungo causador da doença (Colletotrichum coccodes) sobrevive durante largos períodos de tempo no solo, sob a forma de esclerotos, sendo as principais fontes de inóculo a batata semente e o solo.

 

Aceito a Política de Proteção de Dados e dou o respetivo Consentimento para a recolha e tratamento de dados pessoais.

Comente este artigo
Anterior Sessão de esclarecimento: Nova Licença VALORFITO – Regras e Funcionamento -25 de Janeiro 2018 - Amadora
Próximo Incorporación de jóvenes: reclaman agilidad en el pago de las ayudas, algunas pendientes de cobro desde 2012

Artigos relacionados

Nacional

Inscrições no II Encontro Técnico-Científico de Nutrição de Bovinos têm desconto

[Fonte: Voz do Campo]
O “II Encontro Técnico-Científico de Nutrição de Bovinos”, a decorrer nos dias 16 e 17 de Fevereiro de 2018 e organizado por alunos da UTAD, tem por objetivo apresentar as novas informações na área.
Este evento destina-se essencialmente a produtores, […]

Últimas

Projeto português quer levar Internet às áreas rurais dos países em desenvolvimento

[Fonte: Vida Rural]
O centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS está a implementar uma tecnologia que permitirá aceder à Internet nas áreas rurais dos países em desenvolvimento – o projeto Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento em Moçambique (Sustainable Villages for Development in Mozambique – […]

Nacional

Trioza erytrea – psila africana dos citrinos

[Fonte: ffl revista]

Investigação

A psila africana, Trioza erytrea, transmite o agente causal da forma africana da doença  greening dos citrinos, provocado pelo Candidatus Liberibacter africanus. Trata-se de uma  doença muito destrutiva para os citrinos. […]