DGAV concede autorização excecional de ORTIVA para controlo da antracnose da batateira

DGAV concede autorização excecional de ORTIVA para controlo da antracnose da batateira

O fungicida ORTIVA da Syngenta encontra-se autorizado para o controlo da antracnose da batateira por um período de 120 dias. Concedida pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), esta autorização excecional de emergência foi solicitada pela Porbatata- Associação da Batata de Portugal.

O produto ORTIVA da Syngenta surge como uma solução para controlo da antracnose da batateira, doença para a qual não existem produtos autorizados em Portugal. A DGAV concede esta autorização excecional de emergência por um período de 120 dias, a contar de 19 de janeiro de 2018.

Está autorizada uma aplicação de ORTIVA, à dose de 3L/hectare, com volume de calda ultra baixo (de 80 – 150L/hectare), devendo o tratamento ser realizado à plantação, com equipamento especializado (plantador equipado com pulverizador), para aplicação na linha de sementeira.

«A aplicação deve ser dirigida ao solo à volta do tubérculo e não ao tubérculo, de modo a minimizar um possível atraso na emergência. Este tipo de aplicação não é eficaz quando usado em solos com elevado teor em matéria orgânica», recomenda a DGAV na autorização.

A antracnose é uma doença que afeta todos os órgãos da planta, nomeadamente as partes subterrâneas. O fungo causador da doença (Colletotrichum coccodes) sobrevive durante largos períodos de tempo no solo, sob a forma de esclerotos, sendo as principais fontes de inóculo a batata semente e o solo.

 

Comente este artigo
Anterior Sessão de esclarecimento: Nova Licença VALORFITO – Regras e Funcionamento -25 de Janeiro 2018 - Amadora
Próximo Incorporación de jóvenes: reclaman agilidad en el pago de las ayudas, algunas pendientes de cobro desde 2012

Artigos relacionados

Eventos

5ª Edição da AgroSemana – 31 a 3 de Setembro 2017 – Póvoa de Varzim

A 5ª Edição da AgroSemana, decorre entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, no Espaço AGROS, terá a honra de receber as mais altas individualidades Governamentais e da República Portuguesa.
No dia 31 de Agosto, estão confirmadas as seguintes presenças:

Exmo. Senhor Primeiro Ministro, […]

Nacional

Boas produtividades não impediram que os baixos preços prejudicassem os produtores

[Fonte: Voz do Campo]
2018 é ano de Colóquio Nacional do Milho, uma iniciativa da Associação Nacional de Milho e Sorgo – Anpromis – agendada para 7 de fevereiro, no Hotel Axis Vermar, na Póvoa de Varzim. Ponto de encontro obrigatório para produtores de milho, […]

Nacional

Novos especialistas em hidrografia concluem curso reconhecido internacionalmente

[Fonte: Agricultura e Mar]
A cerimónia de entrega de diplomas do Curso de Especialização em Hidrografia 2015/2016, ministrado pela Escola de Hidrografia e Oceanografia, do Instituto Hidrográfico, realizou-se hoje, 17 de Fevereiro.
Este curso, concluído por 4 oficiais da Marinha Portuguesa, 4 civis de Portugal e um do Brasil, […]