Os agricultores que estão a manifestar-se em Bruxelas envolveram-se em confrontos com a polícia, depois de tratores terem derrubado a barreira de segurança junto às instituições da União Europeia (UE), onde estão reunidos os ministros.
Depois de terem atirado fardos de palha com estrume e de dois tratores terem esmagado as barreiras de segurança que separam os manifestantes dos edifícios da Comissão Europeia e do Conselho da UE, os manifestantes envolveram-se em conflitos com a polícia de intervenção.
A Chaussée D’Etterbeek, rua nas traseiras dos edifícios do Conselho da UE, está “cercada” e a polícia de intervenção está a tentar impedir o avanço dos manifestantes que atiram petardos, com o recurso a gás pimenta e canhões de água.
Às 11:55 locais (10:55 em Lisboa), os agricultores fizeram uma coluna e estão a tentar avançar.
A polícia de intervenção reforçou o disposto e chegaram mais agentes aproveitando as passagens entre as instituições europeias.
A manifestação ocorre no mesmo dia em que os ministros da Agricultura dos 27 Estados-membros estão reunidos a poucos metros dos manifestantes.