Em 2023 foram eliminados mais de 1.100 ninhos de vespa asiática no concelho de Tondela, mais do dobro do que no ano anterior.
Entre os meses de janeiro e dezembro de 2023 foram destruídos no total 1.130 ninhos, sendo que os meses com mais eliminações foram setembro (261), agosto (210), julho (182), novembro (141) e outubro com (114). Em 2023 foram destruídos 551.
A vespa velutina como também é conhecida encontra-se dispersa por todo o território do concelho tondelense. As freguesias menos afetadas são Barreiro de Besteiros e Tourigo, São João do Monte e Mosteirinho, Caparrosa e Silvares, Guardão e Ferreirós do Dão.
A proteção civil municipal pede a todas as pessoas que localizem ninhos desta espécie invasora para entrarem em contacto com os serviços municipais ou para recorrerem à plataforma STOP Vespa, que é gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A população é ainda aconselhada a não tentar eliminar os ninhos, nem a utilizar armas de fogo ou qualquer outro instrumento com vista à sua destruição.
A eliminação dos ninhos no concelho é efetuada semanalmente, sobretudo ao final do dia e ao fim de semana, por uma empresa externa contratada pela Câmara Municipal. A exterminação é feita por envenenamento.
Sempre que um ninho é destruído é colocada uma fita identificativa, sendo ainda realizada a georreferenciação do mesmo.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.