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– 10-01-2013 |
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FAO: �ndice de pre�os de alimentos caiu 7 por cento em 2012
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Pelo terceiro m�s consecutivo, o �ndice FAO dos pre�os dos alimentos caiu 1,1 por cento em Dezembro de 2012.
Esta queda do �ndice, que se fixou em média nos 209 pontos, � principalmente devida � queda dos pre�os internacionais dos principais cereais e dos �leos e gorduras. O menor �ndice j� registado em 2012 foi o do m�s de Junho, com 200 pontos.
Para 2012 como um todo, o �ndice atingiu em média 212 pontos, ou seja 7 por cento menos do que em 2011. As maiores quedas de um ano para o outro foram as do a��car (17,1 por cento), produtos l�cteos (14,5 por cento) e �leo (10,7 por cento).
O decl�nio nos pre�os foi muito menor para os cereais (2,4 por cento) e a carne (1,1 por cento).
"Estes resultados mostram uma reversão da situa��o existente em Julho passado, quando os pre�os subiram acentuadamente e fizeram temer uma nova crise alimentar", disse Jomo Sundaram, Diretor-Geral Adjunto da FAO e respons�vel pelo Departamento de Desenvolvimento Económico e Social. "Mas, gra�as � coordena��o internacional, nomeadamente através do sistema de informação sobre mercados agr�colas (AMIS na sigla inglesa) e � fraca procura numa economia global estagnada, o aumento dos pre�os foi de curta dura��o e os mercados acalmaram de modo que em 2012 o pre�o caiu abaixo dos n�veis do ano anterior ", disse Sundaram.
Pre�os dos cereais em baixa
Em Dezembro de 2012, o �ndice FAO dos pre�os dos cereais atingiu uma média de 250 pontos, uma queda de 2,3 por cento ou seis pontos em rela��o a Novembro do mesmo ano. Para 2012 como um todo, o �ndice tem uma média de 241 pontos, ou 2,4 por cento menos do que em 2011. Ap�s um aumento entre Julho e Setembro de 2012, devido � incerteza da produ��o e da escassez da oferta, os pre�os de exportação ca�ram por causa da menor procura de cereais para ra��es e utiliza��es industriais.
Também em Dezembro de 2012, os pre�os do milho ca�ram acentuadamente por causa das grandes disponibilidades de exportação da Am�rica do Sul que t�m relaxados os mercados. Os pre�os do arroz Também ca�ram devido �s perspectivas de boa colheita, mas os pre�os do trigo foram pouco alterados, porque o com�rcio desta mercadoria foi modesta.
�leos e gorduras vegetais continuam a descer
O �ndice de pre�os de �leos vegetais e gorduras atingiu em média 197 pontos em Dezembro de 2012, um decréscimo de 1,9 por cento, ou 4 pontos percentuais em rela��o a Novembro do mesmo ano. Este � o quarto m�s consecutivo de queda e o nível. mais baixo desde Setembro de 2010. Principal motivo: a acumula��o cont�nua de grandes exist�ncias de �leo de palma em todo o mundo. Para 2012, este �ndice chegou em média aos 225 pontos, contra 252 em 2011.
O �ndice dos pre�os da carne atingiu em média 176 pontos em Dezembro de 2012, uma ligeira diminui��o em rela��o a Novembro do mesmo ano. Os pre�os de todos os tipos de carnes permaneceram perto de seu nível. de Novembro, com a excep��o da carne de porco, que caiu 2 por cento ou 3 pontos. Para o ano de 2012, o �ndice fixou-se em média em 175 pontos, dois pontos a menos que em 2011.
O �ndice de pre�os dos produtos l�cteos registou em média 197 pontos em Dezembro de 2012, 0,9 por cento ou dois pontos mais que em Novembro do mesmo ano. Durante o �ltimo trimestre do ano findo, os pre�os dos produtos l�cteos estabilizaram ap�s o aumento que tinha sucedido aos n�veis deprimidos de meados de 2012. O valor m�dio do �ndice chegou a 189 pontos em 2012, bem abaixo dos 221 pontos para 2011. No geral, o mercado dos lactic�nios permanece equilibrado, mas � cada vez mais sens�vel �s varia��es da oferta relacionada quer com as condi��es das pastagens e disponibilidade, quer quanto � acessibilidade da forragem.
Por fim, o �ndice dos pre�os do a��car chegou em média aos 274 pontos em Dezembro de 2012, um pouco abaixo de Novembro, mas este � o menor nível. desde Agosto de 2010. Para 2012 como um todo, o �ndice atingiu em média 306 pontos, uma queda de 17,1 por cento em rela��o ao ano anterior. Expectativas de um terceiro aumento consecutivo na produ��o global e as disponibilidades de exportação boas da campanha de 2012/13, incluindo o Brasil, deprimiram os pre�os internacionais de a��car para a maior parte do segundo semestre de 2012.
Fonte: FAO
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