Espanha tem registado, nos últimos dias, temperaturas fora do normal para abril e estima-se que, em algumas regiões, os termómetros ultrapassem os 39ºC. Além do calor, grande parte do território enfrenta uma situação de seca severa.
Na Feira de Sevilha vivem-se os dias e noites mais quentes desde que há registo. Esta quinta-feira, perto das 23:00, os termómetros registavam quase 30ºC na cidade andaluza que, de dia, por pouco não chegou aos 39ºC.
Para agravar a situação, com a falta de chuva, sobretudo no sul de Espanha, os efeitos da seca já são visíveis. O cenário é desolador
A Andaluzia atravessa a pior seca em 30 anos e, pela primeira vez, em 40 anos, o reservatório de Sierra Boyera, em Cordoba, secou.
Nas localidades mais afetadas, há mais de uma semana que um camião-cisterna fornece água potável a cerca de 80 mil pessoas. Cada uma tem direito a cinco litros por dia.
A seca prolongada afeta também outras regiões. Em Girona, no nordeste do país, as autoridades resgataram peixes nativos de um rio que estava a ficar seco e transferiram-nos para outro, a dez quilómetros de distância, com níveis de água mais elevados.
A grave seca já levou o Governo espanhol a pedir ajuda a Bruxelas. Madrid diz que a única solução é recorrer aos fundos europeus de emergência para fazer frente à grave situação que afeta o país.